O que Beckett ensina a Deleuze?

Autores

  • Annita Costa Malufe

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2021.v8.12762

Palavras-chave:

Beckett, Deleuze, Esgotamento, Tempo, Estilo

Resumo

Pode-se dizer que Samuel Beckett configurou um dos principais autores da literatura, dentre vários outros escritores e artistas do século XX, a inspirar o pensamento de Gilles Deleuze. Foi na obra de Beckett que, muitas vezes Deleuze amparou-se para ler e conceituar movimentos da arte contemporânea que encontravam sintonia com a filosofia da diferença que buscava construir. Em encontro com a obra beckettiana, Deleuze criou um importante conceito, o de esgotamento (em O esgotado), e com ele, o aprendizado do tempo da diferença. Mesmo em sua escrita, Deleuze valeu-se de procedimentos literários beckettianos, como que tomado por uma contaminação estilística e por uma empatia de projetos poético e filosófico. Este artigo busca explorar esses aprendizados de Deleuze com Beckett: um acerca do tempo e outro, intimamente ligado a esse, acerca do não-senso como elemento-chave do estilo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Beckett, Samuel. L’Image. Paris: Minuit, 1988.

________. Objet Beckett. Ouvrage réalisé à l’occasion de l’exposition « Samuel Beckett » au Centre Pompidou. Paris: Éditions du Centre Pompidou/ Imec-Éditeur, 2007.

________. Oh les beaux jours, suivi de Pas moi. Paris: Minuit, 1963-1974.

BRATER, Enoch. The "I" in Beckett's Not I. Twentieth Century Literature, Vol. 20, No. 3 (Jul.1974), pp. 189-200.

DELEUZE, Gilles. Cinema 2 – L’Image-temps. Paris: Minuit, 1985.

________. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992 (do original Pourparlers, 1990).

________. Crítica e clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997 (do original Critique et clinique, 1993).

________. Le Cours de Gilles Deleuze, 1979-1987 – vol. 1. Org. Marc Haas. Canéjan: Eidos, 2017.

________. Deux régimes de fous. Paris: Minuit, 2003.

________. Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. São Paulo: Graal, 2ª ed., 2006 (do original Différence et répétition, 1968).

________. Lógica do sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 1974 (do original Logique du sens, 1969).

________. “L’Épuisé”. In: Beckett, Samuel. Quad – et autres pièces pour la télévision. Paris: Minuit, 1992.

Deleuze, Gilles e Guattari, Félix. O anti-Édipo. Trad. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Ed. 34, 2010 (L’Anti-Oedipe – Capitalisme et schizophrénie, 1972).

________. O que é a Filosofia?. Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Muñoz. São Paulo: Editora 34, 2000 (do original Qu’est-ce que la Philosophie?, 1991).

GONTARSKI, Stanley E.. Creative involution – Bergson, Beckett, Deleuze. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2015.

________. “Nos desdobramentos do teatro pós-dramático: Beckett através de Artaud e Deleuze”. Trad. Juliana Pamplona. Questão de Crítica, v. VIII, n. 64, maio de 2015.

Downloads

Publicado

2021-10-05

Como Citar

Annita Costa Malufe. (2021). O que Beckett ensina a Deleuze?. Revista Limiar, 8(16), 28–38. https://doi.org/10.34024/limiar.2021.v8.12762