Esquecimento e Serenidade em Heidegger
Da Parousia ao Ereignis
DOI:
https://doi.org/10.34024/limiar.2020.v7.12081Palavras-chave:
Heidegger, serenidade, acontecimento-apropriativo, parousia, indicação formalResumo
No presente artigo discuto o esquecimento do ser no Heidegger tardio e sua relação com as noções de acontecimento-apropriativo (Ereignis) e serenidade (Gelassenheit). Para tanto, compararei alguns escritos tardios de Heidegger, sobretudo as preleções “Tempo e Ser” e “Serenidade”, com o curso sobre “Fenomenologia da vida religiosa”, este último ministrado em 1920. Parece-me que no curso de juventude há uma estrutura de pensamento que se repete no Heidegger tardio – sobretudo no que concerne ao conceito de indicação formal e à compreensão da parousia em Paulo – e que pode lançar uma luz sobre a relação entre esquecimento, acontecimento-apropriativo e serenidade. Terminarei o artigo sugerindo a possibilidade de pensar uma ética da serenidade em Heidegger.
Downloads
Referências
HEIDEGGER, M. Zur Sache des Denkens. Tübingen: Max Niemeyer, 1988.
______, Sein und Zeit, Frankfurt a.M.: V. Klostermann, 1977.
______, Identität und Differenz. Stuttgart: Neske,1999.
______, Phänomenologie des Religiösen Lebens. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1995.
______, Metaphysische Anfangsgründe der Logik im Ausgang von Leibniz (GA 26) Frankfurt a.M.: Vittorio Klostermann, 1990
______, Gelassenheit. Tübingen: Neske, 1960.
______, Wegmarken. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1976.
KISIEL, THEODORE. “Die formale Anzeige: die methodische Geheimwaffe des frühen Heideggers. Heidegger als Lehrer: Begriffsskizzen an der Wandtafel”, in Heidegger – neu gelesen. Würzburg: Königshausen & Neumann, 1997, pp. 22-40.
LOPARIC, Z. Ética e Finitude. São Paulo. Esculta, 2004.
RUIN, H. The Inversion of Mysticism—Gelassenheit and the Secret of the Open in Heidegger. Religions 2019, 10, 15. https://doi.org/10.3390/rel10010015
Streeter, Ryan 1997: “Heidegger’s Formal Indication: A Question of Method, in Being and Time”, Man and World, vol. 30, pp. 413-430.