As patologias da memória em Canguilhem, Sartre e Hersch

Autores

  • Simeão Sass UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.34024/limiar.2020.v7.11306

Palavras-chave:

memória, imaginação, temporalidade, criação, valor.

Resumo

O estudo aborda o tema da memória a partir de suas correlações com teorias contemporâneas desenvolvidas por dois representantes emblemáticos da filosofia francesa: Canguilhem e Sartre. Tomando como objeto de contraponto duas obras desses pensadores publicadas em 1943, O normal e o patológico e O Ser e o Nada, empreenderemos análises acerca de temas essenciais ao saber contemporâneo. Os principais tópicos são: a crítica ao determinismo, a relação entre quantidade e qualidade, as relações entre o normal e o patológico, o modo de viver e, por fim, o valor. A análise desses tópicos demonstrará que o conceito de memória está vinculado ao modo como cada ser humano constitui sua temporalidade e seu modo de viver. Na conclusão, abordaremos a obra de Edwin L. Hersch e sua teoria do “feixe de luz”. Nessa teoria encontraremos reflexões relevantes para a valorização do conceito de imaginário na filosofia, na psicologia e na psicopatologia.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAGÃO, Soraya Rodrigues de. O Modelo Biomédico X o Modelo Biopsicossocial na Explicação da Depressão. Psicologado, [S.l.]. (2016). Disponível em https://psicologado.com.br/psicopatologia/saude-mental/o-modelo-biomedico-x-o-modelo-biopsicossocial-na-explicacao-da-depressao . Acesso em 25 Ago 2020.
CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. Tradução de Ari Roitman e Paulina Watch. São Paulo: Record, 2014.
CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Tradução de Mana Thereza Redig de Carvalho Barrocas; tradução do posfácio de Piare Macherey e da apresentação de Louis Althusser, Luiz Otávio Ferreira Barreto Leite. - 6.ed. rev. - Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
GOLDSTEIN, Kurt. La Structure de l’organisme : introduction à la biologie à partir de la pathologie humaine: texte augmenté de fragments inédits Tradução de E. Burckhardt et Jean Kutz. Paris: Gallimard, 1983.
HERSCH, E. L. From Philosophy to Psychotherapy: A Phenomenological Model for Psychology, Psychiatry, and Psychoanalysis. Toronto: University of Toronto Press, 2003.
LERICHE, René. Physiologie et pathologie du tissu osseux. Paris: Masson, 1939.
MERLEAU-PONTY. Maurice. O visível e o invisível. Tradução de José Artur Gianotti, Armando Mora d’Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 2014.
PHILLIPS, J. e MORLEY, J. Imagination and its pathologies. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2003.
SARTRE, Jean-Paul. “Consciência de si e conhecimento de si” in A transcendência do ego. Tradução de Pedro M. S. Alves. Lisboa: Edições Colibri, 1994.
SARTRE, Jean-Paul. Esquisse d’une théorie des émotions. Paris: Hermann, 1938.
SARTRE, Jean-Paul. O muro. Tradução de H. Alcântara Silveira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: 1982.
SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada. Tradução de Paulo Perdigão. Petrópolis: Vozes, 2007.
SASS, Simeão Donizeti. O problema da totalidade na ontologia de Jean-Paul Sartre. Uberlândia: EDUFU, 2011.

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Sass, S. (2021). As patologias da memória em Canguilhem, Sartre e Hersch. Revista Limiar, 7(14), 72–92. https://doi.org/10.34024/limiar.2020.v7.11306