O retrato moral e político de grandes figuras da história na Biblioteca Histórica de Diodoro de Sicília

Autori

  • Cynthia Cristina de Morais Mota Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.31669/herodoto.v3i1.348

Parole chiave:

Guerras na Antiguidade, historiografia helenística, Diodoro de Sicília, Epaminondas, Tebas.

Abstract

O artigo trata da importância dada à guerra pelos historiadores da Antiguidade como parte importante de sua construção narrativa e da descrição dos feitos dos grandes homens. Busca-se aprofundar a importância da guerra para a construção de homens considerados sábios e importantes para o historiador Diodoro de Sicília visto que a história é, para ele, um tribunal, onde todos serão julgados para o bem ou para o mal.

Metriche

Caricamento metriche ...

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Cynthia Cristina de Morais Mota, Universidade Federal de Rondônia
    Graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e mestrado em História pela mesma universidade (2000). Doutora em História Social pela USP (2008). Professora de História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: História grega e romana e Historiografia helenística. Atualmente estuda a obra de Claudio Eliano sobre os animais e possui projeto de extensão sobre teatro greco-romano. Professora de História Antiga e Medieval na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Pubblicato

2018-03-24

Come citare

O retrato moral e político de grandes figuras da história na Biblioteca Histórica de Diodoro de Sicília. (2018). Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 3(1), 223-243. https://doi.org/10.31669/herodoto.v3i1.348