Heródoto e as mulheres egípcias: a construção dos comportamentos femininos no segundo logos das Histórias

Autori

  • Nathália Monseff Junqueira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31669/herodoto.v3i1.345

Parole chiave:

Egito, Grécia, História Antiga, gênero, Heródoto.

Abstract

Com o objetivo de apresentar novas possibilidades de se estudar as mulheres na Antiguidade Clássica, englobando as discussões da História Cultural, estudos de gênero, identidade e subjetividade dos sujeitos históricos, escolhemos como fonte para esse artigo a obra do historiador grego Heródoto de Halicarnasso, que escreveu Histórias no V a.C. Nossa intenção é a de analisar as passagens que selecionamos no Livro II em que as mulheres egípcias são relatadas em diversas situações, procurando evidências de que esse historiador compartilharia de um ideal de mulher que poderia fazer parte do imaginário de uma parcela da população masculina ateniense. Assim, demonstramos a maneira como esse padrão de comportamento feminino aparece na nossa fonte e como outras práticas sociais femininas poderiam habitar o mesmo mundo imaginado para as mulheres no mundo antigo.

Metriche

Caricamento metriche ...

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Nathália Monseff Junqueira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
    Professora de História Antiga e Medieval da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal. É doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: História Antiga, Egito Antigo, Grécia Clássica, Literatura e Imperialismo francês no século XIX, Gênero. (Texto informado pelo autor)

Pubblicato

2018-03-24

Come citare

Heródoto e as mulheres egípcias: a construção dos comportamentos femininos no segundo logos das Histórias. (2018). Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 3(1), 188-205. https://doi.org/10.31669/herodoto.v3i1.345