Filologias do presente para o futuro
DOI:
https://doi.org/10.34024/herodoto.2024.v9.20572Palabras clave:
Filologia, História da erudição clássica, Racismo, Colonialismo, ContrafilologiaResumen
Este artigo explora a natureza multifacetada da filologia, traçando suas raízes na história ocidental desde a Grécia clássica até seu florescimento na Alexandria helenística e a subsequente integração na Europa durante o Renascimento e depois. Ao contrário da narrativa predominante da "philologia perennis", esse relato desafia o entendimento convencional da filologia ao destacar suas diversas dimensões além da análise textual. O argumento lida com as posições críticas defendidas por acadêmicos tão diferentes quanto James Turner, Sirad Ahmed, Sasha-Mae Eccleston, Dan-el Padilla Peralta e outros. A tensão entre os dois domínios da filologia e da filosofia é então explorada a fim de enfatizar a interconexão da sabedoria e das palavras. Ao considerar figuras muitas vezes ignoradas pela história da erudição clássica, como Hannah Arendt, Victor Klemperer, Adorno e Horkheimer, Rachel Bespaloff, Simone Weil, Erich Auerbach, Sigmund Freud, Friedrich Nietzsche, Jacob Bernays, Vico e Spinoza, o presente relato vê a filologia além dos limites acadêmicos tradicionais, levando a uma reflexão sobre a relevância contemporânea da filologia e seu futuro em potencial.
Métricas
Descargas
Referencias
AHMED, Siraj. Archaeology of Babel: The Colonial Foundation of the Humanities. Stanford, California: Stanford University Press, 2018.
ALTSCHUL, Nadia. What Is Philology? Cultural Studies and Ecdotics. In: GURD, Sean (ed.). Philology and its Histories. Columbus: The Ohio State University Press, 2010, p. 148–63.
AUERBACH, Erich. Zur Technik der Frührenaissancenovelle in Italien und Frankreich. Heidelberg: C. Winter, 1921.
AUERBACH, Erich (ed). and trans. Die neue Wissenschaft über die gemeinschaftliche Natur der Völker. Berlin: De Gruyter, 1924.
AUERBACH, Erich. Figura. Arrchivum Romanicum vol. 22, no. 4, 1938, p. 436–89.
AUERBACH, Erich. Mimesis: Dargestellte Wirklichkeit in der abendländischen Literatur. Bern: A. Francke, 1946.
AUERBACH, Erich. Literatursprache und Publikum in der lateinischen Spätantike und im Mittelalter. Bern: Francke, 1958.
AUERBACH, Erich. Literary Language and its Public in Late Latin Antiquity and in the Middle Ages. Trans. Ralph Manheim. New York: Bollingen Foundation, Distributed by Pantheon Books, 1965.
BESPALOFF, Rachel. De l’Iliade. Preface by Jean Wahl. New York: Brentano’s, 1943.
ECCLESTON, Sasha-Mae; PERALTA, Dan-El Padilla. Racing The Classics: Ethos and Praxis. American Journal of Philology vol. 143, no. 2, 2022, p. 199–218.
GLUCKER, John; LAKS, André; BARRE, Véronique (eds.). Jacob Bernays: Un philologue juif. Villeneuve d'Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 1996.
GRAFTON, Anthony. Prolegomenon to Friedrich August Wolf. Journal of the Warburg and Courtauldt Institutes vol. 44, 1981, p. 101–29.
GRAFTON, Anthony. Juden und Griechen bei Friedrich August Wolf. In: MARKNER, Reinhard; VELTRI, Giuseppe (eds.). Friedrich August Wolf: Studien, Dokumente, Bibliographie. Stuttgart: Franz Steiner, 1999, p. 9–31.
GREENWOOD, Emily. 2022. Introduction: Classical Philology, Otherhow. American Journal of Philology vol. 143, no. 2, 2022, p. 187–97.
GRÜNDER, Karlfried (ed.). Aphorismen von Jacob Bernays: Aus Abschriften seiner verlorenen Auszuge und Einfälle. In: PFLUG, Günther; ADAMS, Bernhard (eds.). Aratro corona messoria Beiträge zur europäischen Wissensüberlieferung; Festgabe für Günther Pflug zum 20. April 1988. Bonn: Bouvier, 1988, p. 131–52.
HARDWICK, Lorna. 2021. Tracking Classical Scholarship: Myth, Evidence and Epistemology. In: HARRISON, Stephen; PELLING, Christopher (eds.). From the Renaissance to the Present Essays in Honour of Christopher Stray. Berlin: De Gruyter, 2021, p. 9–32.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. Philosophische Fragmente. New York: The Institute of Social Research, 1944.
KLEMPERER, Victor. The Language of the Third Reich. LTI, Lingua Tertii Imperii: A Philologist’s Notebook. Trans. Martin Brady. London: Bloomsbury Academic: 2013. (original German edition: Berlin, 1947.)
KURTZ, Paul Michael. How Nineteenth-Century German Classicists Wrote the Jews out of Ancient History. History and Theory vol. 58, no. 2, 2019, p. 210–32.
MAIER, Hendrik M. J. In the Center of Authority: The Malay Hikayat Merong Mahawangsa. Ithaca: Southeast Asia Program, Cornell University, 1988.
MARCHAND, Suzanne L. Down from Olympus: Archaeology and Philhellenism in Germany, 1750–1970. Princeton: Princeton University Press, 1996.
MARRIOTT, David. Of Effacement: Blackness and Non-Being. Stanford: Stanford University Press, 2024.
MIGNOLO, Walter; WALSH, Catherine E. On Decoloniality: Concepts, Analytics, Praxis. Durham: Duke University Press, 2018.
NOVIS, Émile [Simone Weil]. L'Iliade où le poeme de la force (I). Cahiers du Sud vol. 27 (December), 1940, p. 561–74.
NOVIS, Émile [Simone Weil. L'Iliade où le poeme de la force (II). Cahiers du Sud vol. 28 (January), 1941, p. 21–34.
OLENDER, Maurice. Les langues du paradis: Aryens et sémites, un couple providentiel. Paris: Gallimard: Le Seuil, 1989.
PFEIFFER, Rudolf. Philologia Perennis. Munich: Verlag der Bayerischen Akademie der Wissenschaften, 1961.
PFEIFFER, Rudolf. History of Classical Scholarship from the Beginnings to the End of the Hellenistic Age. Oxford: Clarendon Press, 1968.
PFEIFFER, Rudolf. History of Classical Scholarship from 1300 to 1850. Oxford: Clarendon Press, 1976.
POLLOCK, Sheldon. Philology in Three Dimensions. Postmedieval: A Journal of Medieval Cultural Studies vol. 5, no. 4, 2014, p. 398–413.
POLLOCK, Sheldon. Introduction. In: POLLOCK, Sheldon; ELMAN, Benjamin A.; CHANG, Ku-ming Kevin (eds.). World Philology. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2015.
PORTER, James I. Nietzsche and the Philology of the Future. Stanford: Stanford University Press, 2000.
PORTER, James I. Erich Auerbach and the Judaizing of Philology. Critical Inquiry vol. 35, no. 1, 2008, p. 115–47.
PORTER, James I. Against λεπτότης: Rethinking Hellenistic Aesthetics. In: ERSKINE, Andrew; LLWELLYN-JONES, Lloyd (eds.). Creating a Hellenistic World. Swansea: Classical Press of Wales, 2011, p. 271–312.
PORTER, James I. Jacob Bernays and the Catharsis of Modernity. In: BILLINGS, Joshua; LEONARD, Miriam (eds.). Tragedy and the Idea of Modernity. Oxford: Oxford University Press, 2015, p. 15–41.
PORTER, James I. Disfigurations: Erich Auerbach’s Theory of Figura. Critical Inquiry vol. 44, 2017, p. 80–113.
PORTER, James I. (ed.). Time, History, and Literature: Selected Essays of Erich Auerbach. Trans. Jane O. Newman. Princeton: Princeton University Press, 2016.
PROUDFOOT, Ian. An Expedition into the Politics of Malay Philology. Journal of the Malaysian Branch of the Royal Asiatic Society vol. 76, no. 1 (284), 2003, p. 1–53.
RANKINE, Patrice D. The Classics, Race, and Community-Engaged or Public Scholarship. American Journal of Philology vol. 140, no. 2, 2019, p. 345–59.
TURNER, James. Philology: The Forgotten Origins of the Modern Humanities. Princeton: Princeton University Press, 2014.
UMACHANDRAN, Mathura. Disciplinecraft: Towards an Anti-Racist Classics. Transactions of the American Philological Association vol. 152, no. 1, 2022, p. 25–31.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Heródoto: Revista do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-asiáticas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









