A Antiguidade como o espaço da diferença no pensamento de Micheol Foucault
Dos Monumenta ao mundo digital
DOI :
https://doi.org/10.34024/herodoto.2023.v8.20103Mots-clés :
Michel Foucault, Filosofias antigas, Diferença, História, PassadoRésumé
Discuto, neste texto, o espaço que a Antiguidade possui na reflexão de Michel Foucault. Para isso, reflito sobre a importância do passado em duas obras: Vigiar e Punir e História da Sexualidade II. Em Vigiar e Punir, destaco como ele estuda o suplício no Antigo Regime. Defendo que o estudo do passado, neste caso, serve para Foucault criticar a crença no progresso e a tese da humanização da punição com o advento da prisão. Já em História da Sexualidade II, as filosofias antigas ganham destaque principal. Por meio das estéticas da existência, Foucault privilegia modos de produção da subjetividade que se diferem do sujeito disciplinar almejado na modernidade. É, neste sentido, que encaro a Antiguidade como o espaço da diferença no pensamento de Foucault, principalmente quando ele destaca que um dos propósitos das filosofias antigas é elaborar prescrições para guiar as relações que o indivíduo estabelece consigo e com os outros, para transformar radicalmente as existências.
Métriques
Téléchargements
Références
FOUCAULT, Michel. Michel Foucault entrevistado por Hubert L. Dreyfus e Paul Rabinow. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Tradução Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2003.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2005.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II. O uso dos prazeres. 11a ed. Tradução Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2006.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral. Uma polêmica. Trad. Paulo César Lima de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Heródoto: Revista do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-asiáticas 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).










