O acervo das peças egípcias do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e as habilidades socioemocionais no ensino fundamental

Uma discussão necessária

Autores/as

  • Raquel dos Santos Funari Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/herodoto.2023.v8.20016

Palabras clave:

Arqueologia egípcia, Arqueologia e educação, Arqueologia pública

Resumen

O artigo inicia-se por discutir aspectos teóricos, em particular como o estudo do passado trata da semelhança e da diferença. Em seguida, volta-se para a educação no ensino fundamental em relação com o passado e a história do Egito antigo. A partir dessas premissas, o artigo trata do potencial do acervo egípcio do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-USP) para o ensino formal, no âmbito da Arqueologia. O artigo continua por discutir estratégias na sala de aula, a partir da leitura de textos, produção de nuvens de palavras-chave e produção de materiais a partir das imagens do acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-USP). Os objetivos incluem o potencial educacional do acervo egípcio, por meio de uma perspectiva da Arqueologia Pública, aplicada em estudos de caso em escolas específicas em diferentes lugares.

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Biografía del autor/a

  • Raquel dos Santos Funari, Universidade de São Paulo

    Licenciada em História pela Faculdade de Filosofia de Belo Horizonte (1986), mestre (2004) e doutora (2008) em História também pela Unicamp, em curso de excelência. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq, cadastrado na Unicamp, sobre Ensino de História, pós-doutora também no Departamento de História da UFPR (2017/19), sob supervisão da Profa;. Dra. Renata Senna Garraffoni. em pós-doutrado no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), desde 10/03/2021, sob supervisão de Vagner Carvalheiro Porto. Na Graduação em História da Unicamp ministrou Discplina Tópica, Estudos Dirigidos e Monografias em Licenciatura, com um total de 20 disciplinas entre 2009 e 2019. Supervisora da Educação Infantil do Ensino Fundamental e Médio e professora de disciplina de graduação da Unicamp (2010). Autora de diversos livros e artigos científicos, consultora pedagógica em vários projetos e instituições. Em 2007, passou a atuar como Assessora de História da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, no Programa São Paulo faz Escola. Foi consultora de História do LED (Laboratório Educativo do Hopi Hari). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, atuando principalmente no estudo do ensino de História. Proficiente, pelo Centro de Estudo de Línguas da Unicamp, em inglês e italiano. Autora de 40 livros, dentre os quais: "O Príncipe do Egito", um filme e suas leituras na sala de aula (com apoio do programa de pós-graduação em História da Unicamp, "O Egito dos Faraós e Sacerdotes", "Imagens do Egito antigo: um estudo das representações históricas", "Caderno do Professor, História" (SEE/SP 2008). Autora da coleção didática "Aprender Juntos - História - Editora SM" aprovado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012, 2019 e 2023. Foi professora da Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR) na equipe de História da Unicamp. Publicou diversos livros, 23 artigos em revistas arbitradas e 10 capítulos no Brasil e no estrangeiro. Atua em grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, como "História da Egiptomania no Brasil", liderado pela Profa. Dra. Margaret Bakos (PUCRS), assim como em grupos sediados na UNIFESP (Antiguidade e Modernidade: História Antiga e usos do Passado) e na UNICAMP. Cadastrada no Academia.edu, é seguida por 43533, com 89689 consultas, 265 menções públicas e índice 21.5 ORCID 0000-003-3275-5435. Número USP 1814879 (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2025-02-13

Cómo citar

O acervo das peças egípcias do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e as habilidades socioemocionais no ensino fundamental: Uma discussão necessária. (2025). Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 8(1), 145-164. https://doi.org/10.34024/herodoto.2023.v8.20016