O cuidado pela alma e pelo corpo. De Platão a Foucault
Epimelia, epistrophe e therapeuo na metáfora política
DOI:
https://doi.org/10.34024/herodoto.2023.v8.20009Keywords:
Foucault, Platão, Corpo, Alma, CuidadoAbstract
Este artigo analisa o conceito de “epimeleia heautou”, no escopo do pensamento foucaultiano, com o intuito de estabelecer uma relação com o problema da alma e do corpo presente no Livro IV da República. Nossa proposta consiste em compreender as relações entre a noção de cuidado de si e o lugar que a alma e o corpo ocupam neste livro. A tripartição da alma e a sua luta contra os prazeres reativam a metáfora política: aqui está a chave da disputa. O ser humano deve estabelecer uma ordem sobre o que tende a desordenar-se, a agitar-se e a causar aquilo que é inconveniente. O homem que controla a si próprio é aquele que pode alcançar essa ordem, pois conhece a estrutura da alma e do corpo como topoi complexos.
Metrics
Downloads
References
Bibliografia
COLOMBANI, M. C. Foucault y lo político. Buenos Aires: Prometeo, 2009.
DOVER, K. J. La homosexualidad griega. Barcelona: El Cobre, 2008.
FOUCAULT, M. Historia de la sexualidad. 3. La inquietud de sí. México: Siglo XXI, 1992.
FOUCAULT, M. Historia de la sexualidad. 2. El uso de los placeres. México: Siglo XXI, 1993.
FOUCAULT, M. Hermenéutica del sujeto. La Plata: Altamira, 1997.
PLATÓN. República. Buenos Aires: EUDEBA, 1982.
PLATÓN. Apología de Sócrates. Buenos Aires: EUDEBA, 2009.
VEYNE, P. La Homosexualidad en Roma. In: ARIÈS, Ph.; BEJÍN, A.; FOUCAULT, M. et al. Sexualidades Occidentales. Buenos Aires: Paidós, 1987, p. 51-64.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Heródoto: Revista do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-asiáticas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









