Gender and women in Ancient History

an anlaysis in workbooks

Authors

  • Lourdes Conde Feitosa Sacred Heart University
  • Mariane Pizarro de Souza Sao Paulo State University Julio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.34024/herodoto.2021.v6.13790

Keywords:

Women’s History, Ancient History, Gender, Workbook

Abstract

This article proposes a reflection on how gender issues and women’s real life stories in Ancient History are present in workbooks used in public schools nationwide, in addition to commenting on their connection with the BNCC and the selection process. To achieve this goal, we have analyzed three different materials from different publishing houses aimed at the 6th grade of Elementary School II, when the teaching on Ancient History is foreseen. Such books have arrived at schools in 2020 and will be used until 2022. The study was carried out using the documentary analysis methodology and was based on gender theories and multiculturalism. During the analysis of the materials, we have studied in which spaces and from what perspectives women are presented in the workbooks, including the contents covered, if there are discussions about the term ‘gender’ and how images of female figures are used as a pedagogical resource.

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Author Biographies

  • Lourdes Conde Feitosa, Sacred Heart University

    Lourdes Conde Feitosa

    Possui Graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em História e Cinema pela Unesp/Bauru. É pesquisadora associada da Universidade Federal de São Paulo (Antiguidade e Modernidade); colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (Laboratório de Arqueologia Pública e Centro do pensamento Antigo); professora/pesquisadora Adjunto II do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado); professora do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp/Araraquara e Coordenadora do curso de Especialização em História, Cultura e Poder do Unisagrado. Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, sexualidade e sociedades em parceria com Maria Ivone Marchi-Costa, e membro do Grupo Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado, da Unifesp, ambos cadastrados no CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e da Associação nacional dos Professores de História (ANPUH). Tem experiência na área de História, com ênfase em Relações de Gênero, Cultura Popular e leituras contemporâneas sobre a Antiguidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, grafites, literatura e educação.

    http://lattes.cnpq.br/2127262265365601

  • Mariane Pizarro de Souza, Sao Paulo State University Julio de Mesquita Filho

    Mariane Pizarro de Souza

    Doutoranda em Educação Escolar pela Unesp-Araraquara. Mestra em Educação Sexual pela UNESP- Araraquara. Pós-graduada em História Cultura e Poder (2018) pela Universidade do Sagrado Coração (atual Unisagrado-Bauru-SP), possui graduação em História (2015) e Pedagogia (2019) pela mesma Instituição. Atualmente é bolsista e facilitadora da UNIVESP. Ex-bolsista do Programa de Iniciação a Docência- PIBID/CAPES. Atua principalmente nos seguintes temas: livro didático, gênero, educação sexual e História das mulheres. (Texto informado pelo autor)

    http://lattes.cnpq.br/2094092577317400

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Tabela com uma descrição reduzida, por meio de tópicos dos excertos sobre mulheres encontrados nas obras analisadas pelas autoras.

Published

2022-04-22

How to Cite

Gender and women in Ancient History: an anlaysis in workbooks . (2022). Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 6(1), 189-209. https://doi.org/10.34024/herodoto.2021.v6.13790