Memórias da África

A superioridade dos Negros sobre os Brancos (Kitāb Fakhr al-Sūdān ‘alā al-Bīḑān) pro Abū Ùthman ‘Amr ibn Bahr al-Jāḥiẓ (m. 868/9)

Authors

  • Jorge Elices Ocón Federal University of São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/herodoto.2019.v4.10964

Keywords:

Black, Race, Antiquity, Axum, Himyar, Arabic

Abstract

Este artigo pretende chamar a atenção para uma obra que passou despercebida. Considerado um trabalho menor de um autor satírico, al-Jāḥiẓ, o Kitāb Fakhr al-Sūdān 'alā al-Bīān (A superioridade dos negros sobre os brancos), apesar de seu título sugestivo, foi subvalorizado, mas, na realidade, é um trabalho sério e totalmente imbuído no contexto e no debate político-social do século IX. A obra é essencial para entender a complexidade de qualquer sociedade, antiga ou moderna. Confrontado com a imagem tradicional da população negra como um grupo marginalizado, invisível e sem história, o Kitāb Fakhr al-Sūdān 'alā al-Bīān lhe confere o protagonismo de sua obra, remove-a da sua invisibilidade na sociedade abássida, e recupera e reescreve, e isso é interessante, uma história e uma memória que têm suas raízes na antiguidade.

Metrics

Metrics Loading ...

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Jorge Elices Ocón, Federal University of São Paulo

    Conclui meu doutorado em Estudios del Mundo Antiguo - Universidad Autónoma de Madrid (2017). Desenvolvi projeto sobre o que as fontes árabes e a arqueologia sabem e fazem em al-Andalus com o passado antigo da Península Ibérica. No momento, acabei de començar meu projeto de pesquisa post-doutoral na UNIFESP, com bolsa da FAPESP, onde vou analisar a recepção das estátuas antigas no mundo islâmico e al-Andalus e as conexões atuais com as destruições de antiguidades na Síria e Iraque pelo DAESH. (Fonte: Currículo Lattes)

Published

2020-07-27

How to Cite

Memórias da África : A superioridade dos Negros sobre os Brancos (Kitāb Fakhr al-Sūdān ‘alā al-Bīḑān) pro Abū Ùthman ‘Amr ibn Bahr al-Jāḥiẓ (m. 868/9). (2020). Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 4(2), 104-143. https://doi.org/10.34024/herodoto.2019.v4.10964