As clássicas em Coimbra

um passado com futuro

Autores

  • Maria de Fátima Silva Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.34024/herodoto.2024.v9.20578

Palavras-chave:

Multidisciplinaridade, Plano de curso, Projetos de investigação, Atividades paraescolares

Resumo

Esta reflexão pretende sintetizar a vida do Grupo de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras de Coimbra nos últimos oitenta anos, combinando uma síntese objetiva com um testemunho feito de experiência. Dela fazem parte elementos como as caraterísticas do curso que as Clássicas de Coimbra oferecem e a sua interação com outros cursos da Faculdade, as linhas mestras da investigação desenvolvida ao longo de décadas e as múltiplas atividades paraescolares que constituem o seu dia-a-dia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria de Fátima Silva, Universidade de Coimbra

    Maria de Fátima Silva é professora titular aposentada do Instituto de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra. Seu campo de pesquisa no doutorado foi a Comédia Grega Antiga (Crítica Teatral na Comédia Grega Antiga). Desde então, tem desenvolvido pesquisas na mesma área e publicado vários livros e artigos, bem como traduções, com comentários, de nove comédias de Aristófanes e um volume com a tradução das peças de Menandro e os fragmentos mais bem preservados. Recentemente, com foco em Estudos de Recepção, coordenou e colaborou em vários volumes, como Portrayals of Antigone in Portugal, Portraits of Medea in Portugal, A special model of Classical Reception: Summaries and short narratives, The Classical Tradition in Portuguese and Brazilian Poetry.

     

Publicado

2025-05-28

Como Citar

As clássicas em Coimbra: um passado com futuro. (2025). Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 9(2), 78-91. https://doi.org/10.34024/herodoto.2024.v9.20578