O que afirmavam não-cristãos acerca do nascimento e ressureição de Jesus de Nazaré na Antiguidade? Estudos a partir do "Discurso verdadeiro" de Celso (séc. II) VERDADEIRO DE CELSO (SÉC. III)

Auteurs

  • José Petrúcio de Farias Júnior Universidade Federal do Piauí

DOI :

https://doi.org/10.34024/herodoto.2023.v8.20013

Mots-clés :

Orígines, Contra Celso, Discurso verdadeiro, Jesus de Nazaré, Nascimento divino, Ressureição

Résumé

As investigações sobre os cristianismos antigos, ainda que desde o séc. XIX tenham desfrutado de ampla diversificação de aportes teórico-metodológicos e vertentes interpretativas, têm se voltado, em grande medida, à constituição e consolidação de fórmulas de fé cristãs em diálogo com a cultura envolvente na Antiguidade. Muito se discute acerca dos componentes simbólicos que passaram a constituir as experiências religiosas cristãs e a gradativa adesão das elites romanas ao movimento cristão. Na contramão desta historiografia, procuramos compreender, a partir do posicionamento do filósofo neoplatônico Celso, o impacto que as narrativas cristãs produziram em grupos sociais não-cristãos letrados. Em outras palavras, ocupamo-nos da recepção dos discursos cristãos por leitores não-cristãos, como Celso. Nosso estudo, nesse sentido, está centrado na obra do cristão alexandrino Orígenes, Contra Celso (248/9), graças a qual temos acesso aos argumentos anticristãos de Celso. Assim, indagamos as possíveis intencionalidades e objetivos de Celso ao questionar os discursos cristãos sobre o nascimento divino e a ressurreição de Jesus.

Métriques

Chargements des métriques ...

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • José Petrúcio de Farias Júnior, Universidade Federal do Piauí

    Licenciado e bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Franca - 2003), em Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ - 2012) e Letras-Inglês (UNIUBE - 2009). Especialista em Educação Empreendedora (UFSJ) e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF). Mestre em História, na linha de pesquisa História e Cultura Política pela UNESP/Franca (2012), com estágio de pesquisa na Albert Ludwigs Universität Freiburg (2007), Doutor em História também pela UNESP/Franca, com período sanduíche na Freie Universität - Berlin (2011-2012). Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2018), sob a supervisão da Profa. Dra. Selva Guimarães; atuou como Coordenador do Doutorado Interinstitucional em Educação (DINTER UFU-UFPI), de 2016 a 2020; lidera os grupos de pesquisa: Laboratório de História Antiga e Medieval (LABHAM/UFPI) e História e Culturas Religiosas (HISCURE/UFPI). É membro dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de História e Geografia (UFU), História, Antropologia e Ensino de História em fronteiras (UNIFAP), Laboratório de História das Experiências Religiosas (UFRJ), Grupo de Estudos em Residualidade Antigo-Medieval (GERAM/UVA-CE). É coordenador de projeto de extensão, no âmbito do PIBEX, intitulado Educação Patrimonial e Ensino de História. É professor efetivo de História na Universidade Federal do Piauí, campus de Picos (2016), onde atua como professor de História Antiga e Medieval; além disso, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (UFPI) e orienta pesquisas acadêmicas nos seguintes temas: 01. Recepção da Antiguidade na literatura brasileira, em materiais didáticos e em produções midiáticas. 02. Formas históricas do ensino de História Antiga e Medieval na Educação Básica; 03. Fundamentalismos religiosos, intolerância religiosa e usos do passado. 04. História Pública e representações contemporâneas da Antiguidade e do Medievo. (Texto informado pelo autor)

Références

CAVALCANTI, Juliana B. O corpo ressuscitado de Jesus nos evangelhos neotestamentários. In: CHEVITARESE, A; CAVALCANTI, J. B; DE MARIA, T. L. (Org.). Ressurreição: recepções na literatura e na cultura material antigas cristãs. RJ: Kliné, 2020.

CHEVITARESE, A. L. Jesus de Nazaré: o que a história tema dizer sobre ele. RJ: Menocchio, 2022.

CROSSAN, John, D; REED, Jonathan, L. Jesús desenterrado. Editorial Crítica: Spain, 2007.

FARIAS JUNIOR, José Petrúcio de. A história do(s) cristianismo(s) na Antiguidade: perspectivas historiográficas. In: CASTRO, A. P. C. & CARVALHO, R. R. L. História, Igreja e Cristianismos: análises historiográficas. RJ: Kliné, 2022.

FARIAS JUNIOR, José Petrúcio. Controvérsias religiosas acerca da invenção do nascimento de Jesus de Nazaré: estudos a partir de Contra Celso de Orígenes. In: FARIAS JUNIOR, J. P.; CAVALCANTI, Juliana Batista (Org.). Padres, bispos e mestres cristãos: memória, loityeratura e poder. RJ: Kliné, 2023.

FARIAS JUNIOR, José Petrúcio de. A ressurreição de Jesus em Contra Celso de Orígenes: ciência ou superstição? In: FARIAS JUNIOR, J.P; SILVA, M. A. O. (Org.). Ciência e Superstição na Antiguidade. Teresina: EDUFPI, 2024.

HARGIS, Jeffrey W. Against the christians: the rise of early anti-christian polemic. New York, Washington, Boston, Bern, Frankfurt, Berlin, Brssels, Vienna, Canterbury: Peter Lang, 1999.

HERÓDOTO. Histórias. Trad. Maria de Fátima Silva e Cristina Abranches Guerreiro. Edições 70, Lisboa, 2000.

JAEGER, Werner. Cristianismo primitivo y paideia griega. México: Fonde de Cultura Económica, 1985.

JAFFÉ, Dan. The virgin birth of Jesus in the talmudic context: a philosophical and historical analysis. Laval théologique et philosophique, vol. 68, n.03, 2012.

LOWENTHAL. David. Como conhecemos o passado. Proj. História. São Paulo, n. 17, nov., 1998.

ORÍGENES. Contra celso. Tradução de Orlando dos Reis. SP: Paulus, 2004 (Patrística, 20)

MIRANDA, Valtair Afonso. A ressurreição de Jesus no material neotestamentário. In: CHEVITARESE, A; CAVALCANTI, J. B; DE MARIA, T. L. (Org.). Ressurreição: recepções na literatura e na cultura material antigas cristãs. RJ: Kliné, 2020.

TRIGG, Joseph W. Origen: the early church fathers. US, Canada: Routledge, 2002.

Publiée

2025-02-13

Comment citer

O que afirmavam não-cristãos acerca do nascimento e ressureição de Jesus de Nazaré na Antiguidade? Estudos a partir do "Discurso verdadeiro" de Celso (séc. II) VERDADEIRO DE CELSO (SÉC. III). (2025). Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 8(1), 83-102. https://doi.org/10.34024/herodoto.2023.v8.20013