Grafites apotropaicos e materialidade

Uma perspectiva pós-colonial nos espaços escritos

Autores

  • Pedro Paulo Abreu Funari Universidade Estadual de Campinas
  • Renata Senna Garraffoni Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/herodoto.2022.v7.15467

Palavras-chave:

Epigrafia romana, Pompeia, Arqueologia pós-colonial

Resumo

Construído a partir das teorias arqueológicas pós-coloniais e de um estudo anterior sobre grafites apotropaicos de um dos autores, neste artigo discutimos a importância de deste corpus de grafites como fonte para um estudo de gênero sobre o cotidiano romano. O objetivo deste artigo é, portanto, distinto do que o inspirou, mudando a perspectiva para a importância do espaço da escrita para repensar a identidade romana no início do Principado. Argumentaremos que espaços da escrita, quando analisados a partir de sua materialidade, se torna evidência para a discussão de conflitos sociais, identidade e diversidade na sociedade romana. Também permitem uma leitura mais balanceada do Império, levando em consideração as diferentes visões de mundo das pessoas de origem humilde.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pedro Paulo Abreu Funari, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel em História (1981), mestre (Antropologia Social 1986), doutor (Arqueologia 1990), pela USP, livre-docente (História 1996) e Professor Titular (2004 Unicamp). Distinguished Lecturer University of Stanford, Research Associate - Illinois State University, Universidad de Barcelona, Université Laval (Canadá), líder de grupo de pesquisa do CNPq, assessor científico da FAPESP, orientador em Stanford e Binghamton, colaborador da UFPR, UFPel, docente da UNESP (1986-1992) e professor de pós das Universidades do Algarve (Portugal), Nacional de Catamarca, del Centro de la Provincia de Buenos Aires, UFRJ, UERJ Supervisionou pessoas de diversas nacionalidades, orientações sexuais, afrodescentes, indígenas, mulheres, de minorias étnicas e religiosas: 19 pós-doutoramentos, 42 doutoramentos, 46 mestrados, 2 especializações, hoje destacados pesquisadores e líderes em instituições de prestígio (London School of Economics, Durham University, Université de Mulhouse, Universidad del Norte (Barranquilla, Colômbia), UNICAMP, USP, UNESP, UFRJ, UFF, UFMG, UFPR, UFRJ, MASJ, UEL, UFPel, UCS, UEMG, UEM, UMESP, Uniplac, PUCPR, FESB, UNIFAP, UFS, UNIP, Unifesp, C. U. Claretiano, UFG, UFBA, UNIFAL, UFMA, UFPA, UFOP, UEG, UFPE, UFMS, UnB, Museu da Bacia do Paraná, UFAL, Unip, Udesc, Museo Nacional de Colombia, Un. da Força Aérea, Un. Liège, Mackenzie . Na Unicamp, Coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos (2007/09) e do Nepam (2014/16), representante do IFCH na CADI (2005-2009) e dos titulares no DH (2015/6), Assessor do Gabinete do Reitor e Coordenador do Centro de Estudos Avançados da Unicamp (2009-2013), apresentador do programa da RTV Unicamp "Diálogo sem fronteira" (2011/6), com mais de 240 entrevistas. Participa do conselho editorial de mais de 50 revistas científicas estrangeiras e brasileiras. Publicou e organizou mais de 510 livros, reedições e capítulos nos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Áustria, França, Holanda, Itália, Espanha, Argentina, Colômbia, Brasil, entre outros, assim como mais de 730 artigos, resenhas e notas em mais de 130 revistas científicas estrangeiras e brasileiras arbitradas, como Current Anthropology, Antiquity, Revue Archéologique, Journal of Social Archaeology, American Antiquity, American Journal of Archaeology, Dialogues d' Histoire Ancienne, Bonner Jahrbücher. Foram publicadas mais de 70 resenhas de seus livros (> 30 delas em revistas estrangeiras). Projetos conjuntos com pesquisadores estrangeiros resultaram na visita de numerosos estudiosos, das principais instituições de pesquisa do mundo (Universidades de Londres, Paris, Saint Andrews, Boston, Southampton, Durham, Illinois, Barcelona, Havana, Buenos Aires, Londres, CNRS). Participou de mais de 400 eventos e organizou mais de 115 reuniões científicas. Foi Secretary, World Archaeological Congress (2002-2003), membro permanente do conselho da Union Internationale des Sciences Préhistoriques e Protohistoriques (UISPP), académico estranjero de la Academia de Historia de Cuba desde 2013. Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq, sediado na Unicamp e vice-líder de dois outros. Editor de coleção de livros com 33 volumes, com apoio acadêmico da FAPESP, CNPq, CAPES, FAPEMIG e UNICAMP. Co-editor da Coleção Historical Archaeology in South America (University of Alabama). Atua na área de História e Arqueologia, História Antiga e Arqueologia Histórica, além de Latim, Grego, Cultura Judaica, Cristianismo, Religiosidades, Ambiente e Sociedade, Estudos Estratégicos, Turismo, Patrimônio, Relações de Gênero, Estudos Avançados, entre outros. Google Scholar 10209 citações, índice H = 47 e i10 = 185, FAPESP: 124 (61 auxílios e 63 bolsas), academia.edu: > 18620 seguidores > 792930 consultas, 11143 public mentions, RG H = 19, >148520 consultas, 1452 citações, Research Interest score 1246, AD Index # 40 Archaeology Worldwide, 2096738 (n USP), ORCID 0000-0003-0183-7622, ppfunari@uol.com.br http://lattes.cnpq.br/4675987454835364 (Texto informado pelo autor)

Renata Senna Garraffoni, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2004). É professora no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná desde 2004 (atualmente associado IV), com experiência na História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: antiguidade clássica, epigrafia e literatura latina, grupos marginalizados romanos, releituras do mundo greco-romano na Modernidade (séculos XIX e XX). É líder do grupo de pesquisa CNPq Encruzilhadas de narrativas: discursos biográficos, história e literatura, da UFPR, e vice-líder do grupo de pesquisa CNPq Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado da Unifesp. É pesquisadora colaboradora junto ao CEIPAC (CENTRO PARA EL ESTUDIO DE LA INTERDEPENDENCIA PROVINCIAL EN LA ANTIGÜEDAD CLÁSICA) da Universidade de Barcelona, ao CLIOGEN (Grup d'Innovació Docent sobre Gènere i Història) da Universidade de Barcelona, ao Centro de Pensamento antigo (CPA) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), ao projeto RIPOMPHEI (2019-2022), ?Recepción e influjo de Pompeya y Herculano en España e Iberoamérica? (PGC2018-093509-B-I00, Ministerio de Ciencia e Innovación/AEI/FEDER/UE) e ao projeto ANTIMO (2022-2024) - Proyecto de I+D+i ?La Antigüedad modernizada: Grecia y Roma al servicio de la idea de civilización, orden y progreso en España y Latinoamérica?, PID2021- 123745NB-I00, MCIN/AEI/10.13039/501100011033 y FEDER. Além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH), Roman Society for Classical Studies (Inglaterra) e World Achaeological Congress (WAC). Foi tutora do PET-História de setembro de 2010 a agosto de 2016, presidente da Associação Paranaense de História (APAH) no biênio 2008-2010, Editora da Revista História: Questões e Debates entre março de 2010 a março de 2012 e setembro de 2017 a agosto de 2019, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) no biênio 2012-2013 e editora da Revista Classica da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos no biênio de 2013-2014. Fez pós-doutorado na Universidade de Birmingham, Reino Unido (dez. 2008 a março de 2009), com bolsa da British Academy e atuou como pesquisadora colaboradora do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) de agosto de 2017 a janeiro de 2018. Foi coordenadora do curso de Pós-Graduação em História da UFPR no biênio 2019-2021. ORCID: orcid.org/0000-0002-4745-8161. (Fonte: Currículo Lattes)

Referências

Abreviações das edições das fontes Primárias

CIL Corpus Inscriptionum Latinarum (Berlin, 1863–).

Bibliografia Citada

ADAMS, James Noel. The Latin Sexual Vocabulary. Londres: Duckworth, 1987.

ALFÖLDY, Geza. La cultura epigráfica de los romanos: la diffusion de un medio de comunicación y su papel en la integración cultural. In: REMESAL RODRIGÉS, Jose et al. (eds). Vivir en tierra extraña: emigración e integración cultural en el mundo antiguo. Barcelona: Universitat Barcelona, 2003, p. 137-149,

BAIRD, Jennifer; TAYLOR, Claire (eds). Ancient Graffiti in Context. Nova York: Routledge, 2011.

BARBET, Alix. La représentation des gladiateurs dans la peinture murale romaine. In: Les gladiateurs: Lattes, 26 mai-4 juillet 1987; Toulouse, 13 juillet-début septembre 1987: exposition / conçue et réalisé par le Musée archéologique de Lattes. Lattes: Imago, 1987, p. 69-74.

BING, Peter; COHEN, Rip (eds). Games of Venus. An Anthology of Greek and Roman Erotic Verse from Sappho to Ovid. Londres: Routledge, 1991.

BOARDMAN, John. The Phallos-Bird in Archaic and Classical Greek Art. Revue Archéologique, 2, 1992, p. 227–242.

BOWMAN, Alan; WOOLF, Greg (eds). Literacy and Power in the Ancient World. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

CANTARELLA, Eva. Secondo natura. La bisessualità nel mondo antico. Roma: Riuniti, 1988.

CEBE, Jean-Pierre. La caricature et la parodie dans le monde romain antique des origines à Juvenal. Paris: De Boccard, 1966.

DUBUISSON, Michel. Le Grec à Rome à l’époque de Cicéron. Extension et qualité du bilinguisme, Annales, 1, 1992, p. 187–206.

FEITOSA, Lourdes Conde. Amor e sexualidade: o masculino e o feminino em grafites de Pompéia. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2005.

FUNARI, Pedro Paulo. Cultura(s) dominante(s) e cultura(s) subalterna(s) em Pompéia: da vertical da cidade ao horizonte do possível. Revista Brasileira de História, 7, (13), 1986, p. 33–48.

FUNARI, Pedro Paulo. Cultura Popular na Antigüidade Clássica. São Paulo: Contexto, 1989.

FUNARI, Pedro Paulo. Dressel 20 Amphora Inscriptions Found at Vindolanda: The Reading of the Unpublished Evidence. In: MAXFIELD, Valerie; DOBSON, Michel (eds). Roman Frontier Studies 1989: Proceedings of the XVth International Congress of Roman Frontier Studies. Exeter: University of Exeter Press, 1991, p. 65–72.

FUNARI, Pedro Paulo. Graphic Caricature and the Ethos of Ordinary People at Pompeii. Journal of European Archaeology, 2, 1993, p. 131–148.

FUNARI, Pedro Paulo. Bretanha romana – Estudos recentes sobre a Arqueologia da Bretanha romana. Revista de História da arte e Arqueologia, 1, 1994, p. 249–252.

FUNARI, Pedro Paulo. O pensamento popular nas inscrições parietais pompeianas. Boletim do Centro do Pensamento Antigo, 16, 2003, p. 101–118.

GARRAFFONI, Renata Senna. Gladiadores na Roma Antiga: dos combates às paixões cotidianas. 2ª Edição revisada e ampliada. Curitiba: Editora da UFPR, 2021.

GARRAFFONI, Renata Senna. Gladiators Daily Lives and Epigraphy: A Social Archaeological Approach to the Roman munera During the Early Principate. Nikephoros: Zeitschrift für Sport und Kultur im Altertum, 21, 2008, p. 223–241.

GARRAFFONI, Renata Senna; LAURENCE, Ray. Writing in Public Space from Child to Adult: The Meaning of Graffiti. In: SEARS, Gareth; KEEGAN, Peter; LAURENCE, Ray (eds). Written Space in the Latin West, 200BC to AD300. Londres: Bloomsbury, 2013, p. 123-134.

GARRAFFONI, Renata Senna; SILVA, Lorena Pantaleão. O feminino adentra a arena: mulheres e a relação com o as lutas de gladiador na Roma imperial. Caminhos da História (UNIMONTES), v. 15, 2010, p. 61-83.

GARRAFFONI, Renata Senna; FUNARI, Pedro Paulo. Reading Pompeii’s Walls: A Social Archaeological Approach to Gladiatorial Graffiti. In: WILMOTT, Tony (ed.). Roman Amphitheatres and Spectacula: A 21st Century Perspective. Oxford: Archaeopress, 2009, p. 185–193.

GARRAFFONI, Renata Senna. Subaltern masculinities: Pompeian graffiti and excluded memories in the early Principate. In. COURRIER, Cyrril; OLIVEIRA, Julio César Magalhães de (eds.). Ancient History from below – subaltern experiences and actions in context. Londres: Routledge, 2022, p. 175-192.

GICHON, Moderchai. Who Were the Enemies of Rome on the Limes Palestinae ?. Studien zu den Militärgrenzen Roms III: 13. Internationaler Limeskongress, Aalen 1983. Vorträge, Stuttgart: Kommissionsverlag K. Theiss, 1986, p. 584–592.

GILMORE, David. Men and Women in Southern Spain: "Domestic Power" Revisited. American Anthropology, 92 (4), 1990, p. 953–970.

GOLD, Barbara. But Ariadne Was Never There in the First Place: Finding the Female in Roman Poetry. In: RABINOWITZ, Nancy; RICHLIN, Amy (eds). Feminist Theory and the Classics. Londres: Routledge, 1993, p. 75–101.

GOUREVITCH, Aaron. La science historique et l'anthropologie. Sciences Sociales, 3, 1991, p. 113–138.

GRIG, Lucy. Approaching Popular Culture in the Ancient World. In GRIG, Lucy (ed.). Popular Culture in the Ancient World. Cambridge: Cambridge University Press, 2017, p. 1–36.

GRIMAL, Pierre. Les Jardins romains. Paris: Presses Universitaires de France, 1969.

HUGONIOT, Christophe. Saint Augustin et les spectacles de l'amphithéâtre en Afrique romaine. Histoire de l'Art, 17/8, 1992, p. 11–21.

JOHNS, Catherine. Sex or Symbol, Erotic Images of Greece and Rome. Londres: British Museum Publications, 1982.

JORDAN, David. Curses From the Waters of Sulis. Journal of Roman Archaeology, 3, 1990, p. 437–441.

KEEGAN, Peter. Blogging Rome: Graffiti as Speech-Act and Cultural Discourse. In BAIRD, Jennifer; TAYLOR, Claire (eds). Ancient Graffiti in Context. Nova York: Routledge, 2011.

KUENZEL, Rudi. Paganisme, syncrétisme et culture religieuse populaire au Haut Moyen Age, réflexions de méthode. Annales, 4-5, 1992, p. 1055–1069.

LAMBERTERIE, Charles de. Le verbe binein et le nom de la Femme. Revue de Philologie, 65, (1), 1991, p. 149–160.

LANGNER, Martin. Antike Graffitizeichnungen – Motive, Gestaltung und Bedeutung. Wiesbaden: Ludwig Reichert, 2001.

LOPES BARJA, Pedro. Epigrafia Latina, Santiago: Tórculo Artes Gráficas, 1987.

MACMULLEN, Ramsay. The Epigraphic Habit in the Roman Empire. The American Journal of Philology, 103, 1982, p. 233–246.

MACMULLEN, Ramsay. Changes in the Roman Empire. Essays in the Ordinary. Princeton: Princeton University Press, 1990.

MEYER, Elizabeth. Explaining the Epigraphic Habit in the Roman Empire: The Evidence of Epitaphs. Journal of Roman Studies, 80, 1990, p. 74–96.

MONTERO, Enrique. El Latín erótico. Aspectos léxicos y literarios (hasta el siglo I d.C.). Sevilha: Universidad de Sevilla, 1991.

PINA-CABRAL, João de. Tamed Violence: Genital Symbolism in Portuguese Popular Culture. Man, New Series, 28 (1), 1993, p. 101–120.

RICHLIN, Amy. The Garden of Priapus. Sexuality and Aggression in Roman Humor. Nova Haven: Yale University Press, 1983.

SABBATINI TUMOLESI, Patrizia. Gladiatorum paria: annunci di spettacoli gladiatorii a Pompei. Roma: Edizioni di storia e letteratura, 1980.

SABBATINI TUMOLESI, Patrizia. Epigrafia anfiteatrale dell’Occidente romano. 1, Roma. Roma: Edizioni Quasar, 1988.

SAVUNEN, Liisa. Women and Election in Pompeii. In: HAWLEY, Richard; LEVICK, Barbara (eds). Women in Antiquity: New Assessments. Londres; Nova York: Routledge, 1995, p. 194–206.

SHANKS, Michel; HODDER, Ian. Processual, Postprocessual and Interpretive Archaeologies. In: WHITLEY, David (ed.). Reader in Archaeological Theory: Post-processual and Cognitive Approaches. Londres: Routledge, 1998, p. 69–94.

TUPET, Anne-Marie. Rites magiques dans l'antiquité‚ romaine. Aufstieg und Niedergang der römischen Welt, 16, (3), 1986, p. 2591–2675.

UCKO, Peter J. Archaeological Interpretation in a World Context. In: UCKO, Peter J. (ed.). Theory in Archaeology: A World Perspective. Londres: Routledge, 1995, p. 1–27.

VÄÄNÄNEN, Veikko. Le latin vulgaire des inscriptions pompéiennes, [ser.] B. XL, 2 . Helsinki: Annales Academiae scientiarum fennicae, 1937.

VAN DOMMELEN, Peter. Colonial Constructs: Colonialism and Archaeology in the Mediterranean. World Archaeology, 28, (3), 1997, p. 305–323.

MAULUCCI VIVOLO, Francesco Paolo. Pompei: i graffiti figurati. Foggia: Bastogi, 1993.

VOSS, Barbara; SCHMIDT, Robert. Archaeologies of Sexuality: An Introduction. In: VOSS, Barbara; SCHMIDT, Robert (eds). Archaeologies of Sexuality. Londres; Nova York: Routledge, 2000, p. 1–32.

VOSSLER, Karl. Einführung ins Vulgärlatein. Munich: Hueber, 1954.

WEEBER, Karl-Wilhelm. Panem et circenses: Massenunterhaltung als Politik im antiken Rom. Mainz am Rhein: Philipp von Zabern, 1996.

WILLIAMS, Craig. Roman Homosexuality. Ideologies of Masculinity in Classical Antiquity, Ideologies of Desire. Oxford: Oxford University Press, 1999.

Publicado

2023-08-03

Como Citar

Paulo Abreu Funari, P., & Senna Garraffoni, R. (2023). Grafites apotropaicos e materialidade: Uma perspectiva pós-colonial nos espaços escritos . Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 7(2), 19–42. https://doi.org/10.34024/herodoto.2022.v7.15467

Edição

Seção

Dossiê / Dossier