Entre a pistis e o logos
Jâmblico e o (re)encontro da Filosofia com a religião
DOI:
https://doi.org/10.34024/herodoto.2021.v6.13911Palavras-chave:
Império Romano, Antiguidade Tardia, Filosofia, Religião, JâmblicoResumo
Neste artigo, temos por objetivo refletir sobre a aproximação entre a pistis (crença) e o logos (razão) que começa a se aprofundar na época imperial, em boa parte devido ao trabalho de autores como Fílon de Alexandria e Nigídio Fígulo, quando ambos passam a colocar a filosofia a serviço da religião, tendência que se afirmará no decorrer dos séculos posteriores até encontrar a sua forma mais bem acabada em Jâmblico, um filósofo neoplatônico que se notabilizará não apenas como filósofo, mas também como hierofante e, mais que isso, como teurgo, ou seja, feiticeiro. Por esse motivo, talvez não seja exagero afirmar que, no pensamento de Jâmblico, filosofia e religião praticamente se confundem, num momento em que os deuses ancestrais de gregos, romanos, egípcios, fenícios e tantos outros povos eram alvo de severos ataques desferidos pelos cristãos, que buscavam instaurar um novo mundo depurado da “impiedade” pagã.
Downloads
Métricas
Referências
Documentação textual
DIÔGENES LAÊRTIOS. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Tradução do grego, introdução e notas por Mário da Gama Kury. Brasília: Editora UnB, 2008, p. 240.
IAMBLICHUS. De Mysteriis. Translated with an introduction and notes by John M. Dillon and Jackson P. Hershbell. Atlanta: The Society of Biblical Literature, 2003.
JÁMBLICO. Sobre los misterios egipcios. Introducción, traducción y notas de Enrique Ángel Ramos Jurado. Madrid: Gredos, 1997.
Obras de Apoio
ADDEY, C. Divination and theurgy in Neoplatonism. London: Routledge, 2014
ANDERSON, G. Sage, saint and sophist. London: Routledge, 1994.
BAZÁN, F. G. Aspectos incomuns do sagrado. São Paulo: Paulus, 2002.
BETZ, H. D. The Greek magical papyri in translation. Chicago: The University of Chicago Press, 1996. v. 1.
BIDEZ, J. Le philosophe Jamblique et son école. Révue des Études Grecques, t. 32, fasc. 146-150, p. 29-40, 1919.
CLARKE, E. C. Iamblichus’ De Mysteriis: a manifesto of the miraculous. Aldershot: Ashgate, 2001.
DES PLACES, E. Introduction. In: Oracles chaldäiques avec un choix de commentaires anciennes. Texte établi e traduit par E. des Places. Paris: Les Belles Lettres, 1989.
DES PLACES, E. Notice. In: JAMBLIQUE. Les mysteriis d’Egypte. Texte établi et traduit par Édouard Des Places. Paris: Les Belles Lettres, 1966, p. 5-37.
DILLON, J. Iamblichus of Chalcis (c. 240-325 AD). Aufstieg und Niedergang der römischen, v. 2, 16.2, p. 863-909, 1987.
DODDS, E. R. Os gregos e o irracional. São Paulo: Escuta, 2002.
DODDS, E. R. Paganos y cristianos en una época di angustia. Madrid: Cristiandad, 1975.
DUMONT, J. P. A filosofia antiga. Lisboa: Edições 70, 1986.
HORNBLOWER, S.; SPAWFORTH, A.; EIDINOW, E. (ed.). The Oxford Classical dictionary. Oxford: Oxford University Press, 2012.
KINGSLEY, P. Ancient philosophy, mystery, and magic: Empedocles and Pythagorean tradition. Oxford: Oxford Clarendon Press, 1995.
MONTERO, P. Magia e pensamento mágico. São Paulo: Ática, 1990.
MONTERO, S. Diccionario de adivinos, magos y astrólogos de la Antigüedad. Madrid: Trotta, 1997
MOST, G. W. Philosophy and religion. In: SEDLEY, D. (ed.). The Cambridge companion to Greek and Roman philosophy. Cambridge: Cambridge University Press, 2016, p. 300-322.
MUELLER, G. E. Plato and the gods. The Philosophical Review, v. 45, n. 5, p. 457-472, 1936.
PETROVIC, A.; PETROVIC, I. Inner purity and pollution in Greek religion. Oxford: Oxford University Press, 2016.
POTTER, D. Prophets and emperors: human and divine authority from Augustus to Theodosius. Cambridge: Harvard University Press, 1994.
RAMOS JURADO, E. A. Introducción. In: JÁMBLICO. Sobre los misterios egipcios. Introducción, traducción y notas de Enrique Ángel Ramos Jurado. Madrid: Gredos, 1997, p. 7-37.
REALE, G. História da filosofia antiga. São Paulo: Loyola, 1994a, v. III.
REALE, G. História da filosofia antiga. São Paulo; Loyola, 1994b, p. 219. v. IV.
ROMANO, F. Il neoplatonismo. Roma: Carocci, 1998.
SHAW, G. Theurgy and the soul: The Neoplatonism of Iamblichus. Pennsylvania: The Pennsylvania States University Press, 1995.
SILVA, G. V. Reis, santos e feiticeiros: Constâncio II e os fundamentos místicos da ‘basileia’ (337-361). Vitória: Edufes, 2003.
SMITH, A. Iamblichus, the first philosopher of religion? Habis, n. 31, p. 345-353, 2000.
TANASEANU-DÖBLER. Theurgy in Late Antiquity: The invention of a ritual. Göttingen: Vanderhoeck & Ruprecht, 2013.
VERNANT, J. P. Mito e pensamento entre os gregos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
VEYNE, P. Acreditavam os gregos em seus mitos? Lisboa: Edições 70, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Heródoto: Revista do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-asiáticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).