História escolar e colonialismo ideológico

a acrópole de Atenas como heterotopia nos livros didáticos de História

Autores

  • Konstantina Papakosta Universidade Aristóteles de Tessalonica

Palavras-chave:

Livros didáticos de História Antiga, Identidade, Narrativas arqueológicas, Heterotopia, Acrópole

Resumo

Esse artigo apresenta uma abordagem crítica às representações discursivas da Acrópole de Atenas em livros didáticos publicados entre 1974 e os dias atuais. Também identifica os topoi que nascem a partir das análises linguísticas do discurso arqueológico apresentado nos livros didáticos, os quais formam eixos-base da identidade moderna grega. A importância desse estudo se dá por conta desse monumento específico carregar simbolismos diversos e multidimensionais em níveis gregos, europeus e globais, exemplificando a “cultura superior" da Antiguidade Grega, inventada e reapropriada pelos alemães clássicos no fim do século XVIII e começo do XIX, enquanto serve de enfeite e simbolismo ao Estado moderno local. Assim sendo, trata-se de um caso típico de Heterotopia foucaultiana, já que é tanto um espaço simbólico real quanto irreal, definido mais por sua constituição discursiva e instituições do que por seu local físico. A História Antiga raramente torna-se sujeito de diálogos críticos na realidade grega, já que é considerada como finalizada e irreversível, enquanto, ao mesmo tempo, é propriedade pública do povo grego. De qualquer maneira, sua forma acadêmica consiste de um documento oficial do Estado na Grécia, por conta da política de apenas livros didáticos aprovados pelo governo. Ao mesmo tempo, isto contribui para a formação de um discurso construído dentro de contextos histórico-políticos e topoi específicos, cuja identificação e análise podem facilitar a realização da autoimagem nacional ensinada e reproduzida oficialmente. Esse artigo discute a contribuição de vários fatores à percepção da Acrópole no contexto da Heterotopia foucaultiana. A reconstrução da Acrópole durante o reinado do Rei Otto e a orientação clássica da Universidade de Atenas durante o século XIX são outros fatores que, juntamente com o discurso público dos livros didáticos, apoiam a construção ideológica de um “espaço” (Foucault, 1986) moderno e global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Konstantina Papakosta, Universidade Aristóteles de Tessalonica

Konstantina Papakosta

I got my first degree, in History and Archaeology, from  Aristotle  University of Thessaloniky, Greece and then went on to gain a MSc from the University of Sheffield, UK. and a MA from Aristotle  University of Thessaloniky. The respective theses are titled “Neolithic pottery from the cave of the Cyclops in the Jura island, Sporades” and “The Discourse of school history about neighboring people: the case of the Albanians in primary and highschool contemporary history textbooks (1974-2000)”. I gained my Ph.D.degree in 2016, while the respective thesis, concerning issues of national identity and history textbooks analysis, is titled "History textbooks and archaeological narratives: the construction of national identity in Greece (1952–2010)". Currently I am a post-doc researcher on History Didactis in the Department of Primary Education, Aristotle Unversity of Thessaloniki.

https://auth.academia.edu/KonstantinaPapakosta

Referências

APPADURAI, A. Modernity at large: Cultural dimensions of globalization. Minneapolis: University of Minnesota, 1996.

ARNOLD, B. Erasure of the past. IN: SMITH, C. (Ed.). Encyclopedia of global archaeology. Nova York, NY: Springer, 2013. pp. 519-520.

ATHANASIADIS, H. Withdrawn books: Nation and school history in Greece, 1858–2008. Atenas, Grécia: Alexandria, 2015.

BAKHTIN, M. M. The dialogical imagination: Four essays by M. M. Bakhtin IN: HOLQUIST, M., (Ed. e Trad.). Austin, Texas: University of Texas, 1981.

BAKHTIN, M. M. Speech genres, and other late essays. IN: HOLQUIST, M. (Ed); MCGREE, V. W. (Trad.). Austin, Texas: University of Texas, 1986.

BEATON, R. Re-imagining Greek antiquity in 1821. IN: TZIOVAS, D. (Ed.). Reimagining the past antiquity and Modern Greek culture. Oxford, UK: Oxford University, 2004. pp. 47-58.

BILLIG, M. Banal nationalism. Londres, UK: Sage, 1995.

BRINTON, L. J. The historical present in Charlotte Bronte's novels: Some discourse functions. IN: Style, 26(2), 1992. pp. 221–244.

CHARALAMBOUS, D. F. Metapolitefsi education policy. IN: BOUZAKIS, S. (Ed.). Panorama of the history of education: Aspects and views. Volume B: Modern Greek education (1821-2010). Atenas, Grécia: Gutenberg, 2011. pp. 253-266.

CHOPPIN, A. La rencontre du numérique et du manuel. Trabalho apresentado na conferência “La Direction de la Technologie”, Fontevrau, França, setembro de 2004.

CLARK, T. Women barred from wearing stilettos at Ancient Greek sites. IN: Daily Mail, 20 de maio de 2009. Disponível em: http://www.dailymail.co.uk/travel/article-1185063/Women-banned-wearing-stilettos-Ancient-Greek-sites-newplan.html#ixzz50NOuflCd

DAMASKOS, D.; PLANTZOS, D. Antiquity: Archaeology and Hellenic identity in twentieth-century Greece. Atenas, Grécia: Benaki Museum, 2008.

EDENSOR, T. National identity, popular culture and everyday life. Oxford, UK: Berg, 2002.

FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis as a method in social scientific research. IN: WODAK, R.; MEYER, M. (Eds.). Methods of critical discourse analysis. Londres, UK: Sage, 2001. pp. 121-138.

FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis: The critical study of language. Londres, UK: Longman, 1995.

FOSTER, R.J.. Materializing the nation: Commodities, consumption and media in Papua New Guinea. Bloomington: Indiana University, 2002.

FOUCAULT, M. Des espaces autres. IN: Diacritics, 16(1), 1986. pp. 22-27.

GROLLIOS, G. Paulo Freire and the curriculum. Boulder, Colorado: Paradigm, 2009.

GROLLIOS, G. Progressive education and curriculum. Tessalônica, Grécia: Epikentro, 2011.

GROSBY, S. The successor territory. IN: LEOUSSI, A. S.; GROSBY, S. (Eds.). Nationalism and ethnosymbolism: History, culture and ethnicity in the formation of nations. Edimburgo, UK: Edinburgh University, 2007. pp. 99-112.

GÜTHENKE, C. Placing Modern Greece: The dynamics of Romantic Hellenism, 1770–1840. Oxford, UK: Oxford University, 2008.

HAMILAKIS, Y. The nation and its ruins: Antiquity, archaeology, and national imagination in Greece. Nova York, NY: Oxford University, 2007.

HARWICK, L. Exceptionalities and paradigms. IN: TZIOVAS, D. (Ed.). Re-imagining the past antiquity and Modern Greek culture. Oxford, UK: Oxford University, 2004. pp. 333-349.

IOANNIDOU, E. Toward a national "heterotopia": Ancient theaters and the cultural politics of performing ancient drama. IN: Modern Comparative Drama, 44/45(1), 2010-2011. pp. 385-403.

JAEGER, S. Kritische diskursanalyse: Eine einfuehrung. Münster, Alemanha: Edição DISS, Band 3, 2009.

JOHNSEN, E. B. Textbooks in the kaleidoscope: A critical survey of literature and research on educational texts. Oslo, Noruega: Scandinavian University, 1993.

JOKILEHTO, J. A history of architectural conservation. Londres, UK: British Museum, 1999.

KALOGEROPOULOU, A. G. History of the ancient times until 146 BC. Atenas, Grécia: OEDB, 1980.

KARAMANOLAKIS, V. The University of Athens and Greek antiquity (1837-1937). IN: TZIOVAS, D. (Ed.). Re-imagining the past antiquity and Modern Greek culture. Oxford, UK: Oxford University, 2004. pp. 112-127.

KASVIKIS, K.. Material culture and archaeological narratives in school history books for elementary school. IN: ANDREOU, A. (Ed.). The teaching of history and research in school textbooks in Greece. Atenas, Grécia: Metaihmio, 2008. pp. 157-203.

KATSOULAKOS, T.; KOKKOROU-ALEVRA, G.; SKOULATOS, B. Ancient history. Atenas, Grécia: OEDB, 2010.

KOKKINOS, C. Science, ideology, identity: The lesson of history in the constellation of transnationality and globalization. Atenas, Grécia: Metaihmio, 2003.

LEONTIS, A. Topographies of Hellenism: Mapping the homeland. Ithaca, Nova York: Cornell University, 1995.

PAPAKOSTA, K. History textbooks and archaeological narratives: The construction of national identity in Greece (1952–2010), 2016. Disponível em: http://www.openarchives.gr/view/2707179

PLANTZOS, D. Behold the raking geison: The new Acropolis Museum and its context-free archaeologies. IN: Antiquity, 85(328), 2011. pp. 613–630.

REPOUSSI, M. Politics questions history education: Debates on Greek history textbooks. IN: Jahrbuch der Internationalen Gesellschaft für Geschichtsdidaktik, 2006/2007. pp. 99-110.

REPOUSSI, Μ.; TUTIAUX-GUILLON, N. New trends in history textbook research: Issues and methodologies toward a school historiography. IN: Journal of Educational Media, Memory and Society, 2(1), 2010. pp. 154–70.

SMITH, A. D. Ethno-symbolism and nationalism: A cultural approach. Estados Unidos da América: Routledge, 2009.

TSAKIRAS, L.; TIBERIOS, M. History of the ancient times until 30 BC. Atenas, Grécia: OEDB, 2005.

TZIOVAS, D. Reconfiguring the past: Antiquity and Greekness. IN: DAMASKOS, D.; PLANTZOS, D. (Eds.). A singular antiquity: Archaeology and Hellenic identity in twentieth-century Greece. Atenas, Grécia: Museu Benaki, 2008. pp. 287-297.

VON KLENZE, L. Aphoristische bemerkungen gesammelt auf einer reise nach Griechenland. Berlim, 1838.

WODAK, R. The discourse-historical approach. IN: WODAK, R.; MEYER, M. Meyer (Eds.). Methods of critical discourse analysis. Londres: Sage, 2001. pp. 63-94.

YALOURI, E. Possessing antiquity: Reconnecting to the past in the Greek present. IN: TZIOVAS, D. (Ed.). Re-imagining the past antiquity and Modern Greek culture. Oxford, UK: Oxford University, 2004. pp. 165-185.

https://el.wikipedia.org/wiki/%CE%91%CE%BA%CF%81%CF%8C%CF%80%CE%BF%CE%BB%CE%B7_%CE%91%CE%B8%CE%B7%CE%BD%CF%8E%CE%BD

Downloads

Publicado

2022-04-22

Como Citar

Papakosta, K. . (2022). História escolar e colonialismo ideológico : a acrópole de Atenas como heterotopia nos livros didáticos de História. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 6(1), 296–319. Recuperado de https://periodicos.unifesp.br/index.php/herodoto/article/view/13802

Edição

Seção

Traduções / Translations