Gênero e mulheres na Antiguidade

uma análise por meio de livros di´dáticos

Autores

  • Lourdes Conde Feitosa Universidade Sagrado Coração
  • Mariane Pizarro de Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.34024/herodoto.2021.v6.13790

Palavras-chave:

História das mulheres, Gênero, Antiguidade, Livro didático

Resumo

O presente texto propõe uma reflexão a respeito de como as questões de gênero e a Histórias das mulheres da Antiguidade estão presentes em Livros Didáticos indicados nas escolas públicas de todo o país, além de comentar sobre a ligação destes com a BNCC e o processo de seleção.  Para realizar tal objetivo, foram elencados três materiais, de editoras diferentes, direcionados ao 6 ano do Ensino Fundamental II, uma vez que é nessa etapa que o ensino sobre Antiguidade está previsto. Tais livros chegaram nas escolas em 2020 e serão utilizados até 2022. O estudo foi realizado utilizando a metodologia de análise documental, apoiando-se nas teorias de gênero e no multiculturalismo. No decurso das análises dos materiais, procurou-se estudar em quais espaços e sob quais perspectivas as mulheres são apresentadas nos livros didáticos. Os conteúdos abordados, as discussões, ou não, a respeito do termo gênero, e como as imagens de figuras femininas são utilizadas enquanto recurso pedagógico.

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Biografia do Autor

Lourdes Conde Feitosa, Universidade Sagrado Coração

Lourdes Conde Feitosa

Possui Graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em História e Cinema pela Unesp/Bauru. É pesquisadora associada da Universidade Federal de São Paulo (Antiguidade e Modernidade); colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (Laboratório de Arqueologia Pública e Centro do pensamento Antigo); professora/pesquisadora Adjunto II do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado); professora do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp/Araraquara e Coordenadora do curso de Especialização em História, Cultura e Poder do Unisagrado. Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, sexualidade e sociedades em parceria com Maria Ivone Marchi-Costa, e membro do Grupo Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado, da Unifesp, ambos cadastrados no CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e da Associação nacional dos Professores de História (ANPUH). Tem experiência na área de História, com ênfase em Relações de Gênero, Cultura Popular e leituras contemporâneas sobre a Antiguidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, grafites, literatura e educação.

http://lattes.cnpq.br/2127262265365601

Mariane Pizarro de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mariane Pizarro de Souza

Doutoranda em Educação Escolar pela Unesp-Araraquara. Mestra em Educação Sexual pela UNESP- Araraquara. Pós-graduada em História Cultura e Poder (2018) pela Universidade do Sagrado Coração (atual Unisagrado-Bauru-SP), possui graduação em História (2015) e Pedagogia (2019) pela mesma Instituição. Atualmente é bolsista e facilitadora da UNIVESP. Ex-bolsista do Programa de Iniciação a Docência- PIBID/CAPES. Atua principalmente nos seguintes temas: livro didático, gênero, educação sexual e História das mulheres. (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/2094092577317400

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Tabela com uma descrição reduzida, por meio de tópicos dos excertos sobre mulheres encontrados nas obras analisadas pelas autoras.

Publicado

2022-04-22

Como Citar

Feitosa, L. C., & Souza, M. P. de. (2022). Gênero e mulheres na Antiguidade: uma análise por meio de livros di´dáticos . Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 6(1), 189–209. https://doi.org/10.34024/herodoto.2021.v6.13790

Edição

Seção

Dossiê / Dossier