Gênero e mulheres na Antiguidade

uma análise por meio de livros di´dáticos

Autores/as

  • Lourdes Conde Feitosa Universidade Sagrado Coração
  • Mariane Pizarro de Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.34024/herodoto.2021.v6.13790

Palabras clave:

História das mulheres, Gênero, Antiguidade, Livro didático

Resumen

O presente texto propõe uma reflexão a respeito de como as questões de gênero e a Histórias das mulheres da Antiguidade estão presentes em Livros Didáticos indicados nas escolas públicas de todo o país, além de comentar sobre a ligação destes com a BNCC e o processo de seleção.  Para realizar tal objetivo, foram elencados três materiais, de editoras diferentes, direcionados ao 6 ano do Ensino Fundamental II, uma vez que é nessa etapa que o ensino sobre Antiguidade está previsto. Tais livros chegaram nas escolas em 2020 e serão utilizados até 2022. O estudo foi realizado utilizando a metodologia de análise documental, apoiando-se nas teorias de gênero e no multiculturalismo. No decurso das análises dos materiais, procurou-se estudar em quais espaços e sob quais perspectivas as mulheres são apresentadas nos livros didáticos. Os conteúdos abordados, as discussões, ou não, a respeito do termo gênero, e como as imagens de figuras femininas são utilizadas enquanto recurso pedagógico.

Métricas

Cargando métricas ...

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Lourdes Conde Feitosa, Universidade Sagrado Coração

    Lourdes Conde Feitosa

    Possui Graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em História e Cinema pela Unesp/Bauru. É pesquisadora associada da Universidade Federal de São Paulo (Antiguidade e Modernidade); colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (Laboratório de Arqueologia Pública e Centro do pensamento Antigo); professora/pesquisadora Adjunto II do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado); professora do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp/Araraquara e Coordenadora do curso de Especialização em História, Cultura e Poder do Unisagrado. Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, sexualidade e sociedades em parceria com Maria Ivone Marchi-Costa, e membro do Grupo Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado, da Unifesp, ambos cadastrados no CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e da Associação nacional dos Professores de História (ANPUH). Tem experiência na área de História, com ênfase em Relações de Gênero, Cultura Popular e leituras contemporâneas sobre a Antiguidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, grafites, literatura e educação.

    http://lattes.cnpq.br/2127262265365601

  • Mariane Pizarro de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Mariane Pizarro de Souza

    Doutoranda em Educação Escolar pela Unesp-Araraquara. Mestra em Educação Sexual pela UNESP- Araraquara. Pós-graduada em História Cultura e Poder (2018) pela Universidade do Sagrado Coração (atual Unisagrado-Bauru-SP), possui graduação em História (2015) e Pedagogia (2019) pela mesma Instituição. Atualmente é bolsista e facilitadora da UNIVESP. Ex-bolsista do Programa de Iniciação a Docência- PIBID/CAPES. Atua principalmente nos seguintes temas: livro didático, gênero, educação sexual e História das mulheres. (Texto informado pelo autor)

    http://lattes.cnpq.br/2094092577317400

Referencias

Documentos analisados

BRASIL. Guia de Livros Didáticos PNLD 2020: História. Brasília: MEC, 2019.

CAMPOS, F.; CLARO, R.; DULHNIKOFF, M. História: Escola e Democracia: 6º ano. São Paulo: Moderna, 2018

NEMI, A. L. L.; REIS, A. R.; MOTOOKA, D. Y. Geração Alpha: 6º ano. São Paulo: SM Educação, 2018.

SERIACOPI, R.; AZEVEDO, G. Inspire História: 6º ano. São Paulo: FTD, 2018.

Referências Bibliográficas

APPLE, M. W. Ideologia e Currículo. Porto Alegre-RS: Artmed, 2016.

BITTENCOURT, C. M. F. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.

CASSIANO, C. C. F. O mercado do livro didático no Brasil do século XXI: a entrada do capital espanhol na educação nacional. São Paulo: Editora Unesp, 2013

CULLER, J. Sobre a Desconstrução: teoria e crítica do pós-estruturalismo. Rio de Janeiro: Record; Rosa dos Tempos, 1997.

GATTI JÚNIOR, D. A escrita escolar da história: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru-SP: EDUSC, 2004.

HALL, S. Notas sobre a desconstrução do “popular”. In SOVIK, L. (Org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG; Brasília, DF: UNESCO, 2013.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, E. D. A. M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. (2a ed.). Rio de Janeiro: E.P.U, 2015.

MIRANDA, S. R.; LUCA, T. R. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História, vol.24, nº 48, 2014, 123-144. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882004000200006. Acesso em: 05. Maio. 2021

SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, vol.15, nº 2, 1990.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo. Belo Horizonte-MG: Autêntica, 2015.

SOUZA, M. P.; FEITOSA, L. C. Olhares sobre as mulheres da antiguidade em livros didáticos: (des)construindo estereótipos de gênero? Revista Hélade, vol. 4, n º 1, 2018, 183-205. Disponível em: https://periodicos.uff.br/helade/article/view/13283. Acesso em: 05. Maio. 2021

Tabela com uma descrição reduzida, por meio de tópicos dos excertos sobre mulheres encontrados nas obras analisadas pelas autoras.

Publicado

2022-04-22

Número

Sección

Dossiê / Dossier

Cómo citar

Gênero e mulheres na Antiguidade: uma análise por meio de livros di´dáticos . (2022). Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 6(1), 189-209. https://doi.org/10.34024/herodoto.2021.v6.13790