História do cristianismo nos manuais de ensino de História
entre continuidades e descontinuidades textuais e ideológicas
DOI:
https://doi.org/10.34024/herodoto.2021.v6.13788Palavras-chave:
História Antiga, Programas de ensino, Propostas curriculares, Manuais de ensino de HistóriaResumo
O presente estudo ocupa-se da presença de conteúdos de História Antiga em manuais de ensino de História brasileiros. Indagaremos, particularmente, as permanências e as mudanças na configuração de formas históricas sobre a história do cristianismo com a finalidade de destacar que a memória histórica fabricada por tais narrativas exerce um papel político-cultural significativo, ora como instrumento legitimador da ordem social vigente, no interior da qual o passado é ‘domesticado’ para satisfazer a interesses e objetivos do presente, ora como produtor de um sentido ao passado em consonância com as instituições políticas e religiosas contemporâneas. Por fim, discutiremos o papel dos estudos clássicos nas propostas curriculares de História no século XXI, seus avanços e percalços.
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