História do cristianismo nos manuais de ensino de História

entre continuidades e descontinuidades textuais e ideológicas

Autores

  • José Petrúcio de Farias Junior Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.34024/herodoto.2021.v6.13788

Palavras-chave:

História Antiga, Programas de ensino, Propostas curriculares, Manuais de ensino de História

Resumo

O presente estudo ocupa-se da presença de conteúdos de História Antiga em manuais de ensino de História brasileiros. Indagaremos, particularmente, as permanências e as mudanças na configuração de formas históricas sobre a história do cristianismo com a finalidade de destacar que a memória histórica fabricada por tais narrativas exerce um papel político-cultural significativo, ora como instrumento legitimador da ordem social vigente, no interior da qual o passado é ‘domesticado’ para satisfazer a interesses e objetivos do presente, ora como produtor de um sentido ao passado em consonância com as instituições políticas e religiosas contemporâneas. Por fim, discutiremos o papel dos estudos clássicos nas propostas curriculares de História no século XXI, seus avanços e percalços.

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Biografia do Autor

José Petrúcio de Farias Junior, Universidade Federal do Piauí

José Petrúcio de Farias Junior

Licenciado e bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Franca - 2003), em Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ - 2012) e Letras-Inglês (UNIUBE - 2009). Especialista em Educação Empreendedora (UFSJ) e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF). Mestre em História, na linha de pesquisa História e Cultura Política pela UNESP/Franca (2012), com estágio de pesquisa na Albert Ludwigs Universität Freiburg (2007), Doutor em História também pela UNESP/Franca, com período sanduíche na Freie Universität - Berlin (2011-2012). Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2018), sob a supervisão da Profa. Dra. Selva Guimarães; atuou como Coordenador do Doutorado Interinstitucional em Educação (DINTER UFU-UFPI), de 2016 a 2020; lidera os grupos de pesquisa: ?Laboratório de História Antiga e Medieval? (LABHAM/UFPI) e História e Culturas Religiosas (HISCURE/UFPI). É membro dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de História e Geografia (UFU), História, Antropologia e Ensino de História em fronteiras (UNIFAP), Laboratório de História das Experiências Religiosas (UFRJ), Grupo de Estudos em Residualidade Antigo-Medieval (GERAM/UVA-CE). É coordenador de projeto de extensão, no âmbito do PIBEX, intitulado ?Educação Patrimonial e Ensino de História?. É professor efetivo de História na Universidade Federal do Piauí, campus de Picos (2016), onde atua como professor de História Antiga e Medieval; além disso, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (UFPI) e orienta pesquisas acadêmicas nos seguintes temas: 01. Recepção dos clássicos na literatura brasileira; 02. Formas históricas do ensino de História Antiga e Medieval na Educação Básica; 03. Saberes e práticas docentes na educação básica e no ensino superior; 04. História das religiões monoteístas; 05. A cultura clássica no Brasil; 06. História Pública e representações contemporâneas da Antiguidade. (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/2921343413261339

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Compendio de História Universal - Justiniano José da Rocha (1826)

Publicado

2022-04-22

Como Citar

Junior, J. P. de F. (2022). História do cristianismo nos manuais de ensino de História: entre continuidades e descontinuidades textuais e ideológicas. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 6(1), 152–176. https://doi.org/10.34024/herodoto.2021.v6.13788

Edição

Seção

Dossiê / Dossier