A escrita da História Antiga escolar nos anos de 1820-1830

o caso de Précis de l'Histoire Ancienne e a narrativa acerca dos gregos de Auguste Poirson

Autores

  • Luís Ernesto Barnabé Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/herodoto.2021.v6.13776

Palavras-chave:

História antiga Escolar, Livros didáticos, Gregos antigos, Eurocentrismo

Resumo

A História enquanto disciplina escolar tornou-se cada vez mais presente ao longo do processo de escolarização desencadeado pelos debates iluministas e a Revolução Francesa, ainda que com contornos muito distintos daquilo que nos é familiar atualmente e formata nossos livros didáticos. A coleção de Précis de l’Histoire se apresenta como um artefato especial para a análise desse processo: composta por cinco volumes e cuja publicação aparece completa em 1830, sendo prescrita desde então para os collèges parisienses como um curso de história, na acepção moderna do termo. O artigo objetiva analisar a construção narrativa, feita por Auguste Poirson, acerca dos gregos e sua origem presente nas segunda e terceira edições (1828; 1831) do Précis de l’Histoire Ancienne para demonstrar: a datada indefinição de fronteiras para a escrita de um compêndio destinado ao uso escolar; e também, nos termos da nascente historiografia profissionalizada, o debate entre inteligibilidades antigas e modernas. Ao mesmo tempo, propõe reflexões acerca da escrita da história Antiga escolar tendo como horizonte o escopo temporal entre o início e o fim do século XIX e o início do século XX.

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Biografia do Autor

Luís Ernesto Barnabé, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Luís Ernesto Barnabé

Possui graduação em Historia pela Universidade Estadual Paulista (2002), mestrado (2006) e doutorado (2019) em História pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Lecionou por oito anos na educação básica pública e privada. Atuou em projetos de formação docente como PIBID e PARFOR. Possui interesse em estudos relativos à História Antiga e Ensino de História e na interlocução entre estes dois temas.

http://lattes.cnpq.br/5625302780900159

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Comparativo entre a 2ª (1828) e a 3ª edição (1831) do PHA. Fonte: Do Autor (2021).

Publicado

2022-04-22

Como Citar

Barnabé, L. E. (2022). A escrita da História Antiga escolar nos anos de 1820-1830 : o caso de Précis de l’Histoire Ancienne e a narrativa acerca dos gregos de Auguste Poirson . Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 6(1), 128–151. https://doi.org/10.34024/herodoto.2021.v6.13776

Edição

Seção

Dossiê / Dossier