O retrato moral e político de grandes figuras da história na Biblioteca Histórica de Diodoro de Sicília

Autores

  • Cynthia Cristina de Morais Mota Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.31669/herodoto.v3i1.348

Palavras-chave:

Guerras na Antiguidade, historiografia helenística, Diodoro de Sicília, Epaminondas, Tebas.

Resumo

O artigo trata da importância dada à guerra pelos historiadores da Antiguidade como parte importante de sua construção narrativa e da descrição dos feitos dos grandes homens. Busca-se aprofundar a importância da guerra para a construção de homens considerados sábios e importantes para o historiador Diodoro de Sicília visto que a história é, para ele, um tribunal, onde todos serão julgados para o bem ou para o mal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cynthia Cristina de Morais Mota, Universidade Federal de Rondônia

Graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e mestrado em História pela mesma universidade (2000). Doutora em História Social pela USP (2008). Professora de História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: História grega e romana e Historiografia helenística. Atualmente estuda a obra de Claudio Eliano sobre os animais e possui projeto de extensão sobre teatro greco-romano. Professora de História Antiga e Medieval na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Downloads

Publicado

2018-03-24

Como Citar

Mota, C. C. de M. (2018). O retrato moral e político de grandes figuras da história na Biblioteca Histórica de Diodoro de Sicília. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 3(1), 223–243. https://doi.org/10.31669/herodoto.v3i1.348