O retrato moral e político de grandes figuras da história na Biblioteca Histórica de Diodoro de Sicília

  • Cynthia Cristina de Morais Mota Universidade Federal de Rondônia
Palavras-chave: Guerras na Antiguidade, historiografia helenística, Diodoro de Sicília, Epaminondas, Tebas.

Resumo

O artigo trata da importância dada à guerra pelos historiadores da Antiguidade como parte importante de sua construção narrativa e da descrição dos feitos dos grandes homens. Busca-se aprofundar a importância da guerra para a construção de homens considerados sábios e importantes para o historiador Diodoro de Sicília visto que a história é, para ele, um tribunal, onde todos serão julgados para o bem ou para o mal.

Biografia do Autor

Cynthia Cristina de Morais Mota, Universidade Federal de Rondônia
Graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e mestrado em História pela mesma universidade (2000). Doutora em História Social pela USP (2008). Professora de História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: História grega e romana e Historiografia helenística. Atualmente estuda a obra de Claudio Eliano sobre os animais e possui projeto de extensão sobre teatro greco-romano. Professora de História Antiga e Medieval na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
Publicado
2018-03-24
Como Citar
Mota, C. C. de M. (2018). O retrato moral e político de grandes figuras da história na Biblioteca Histórica de Diodoro de Sicília. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 3(1), 223-243. https://doi.org/10.31669/herodoto.v3i1.348