Um poeta latino e uma lira paulista

Uma tradução esquecida de um epigrama de Marcial

Autores

  • Fábio Paifer Cairolli Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.34024/herodoto.2019.v4.10967

Palavras-chave:

Marcial, Epigrama, Tradução poética, Modernismo brasileiro

Resumo

O presente artigo apresenta uma tradução de um epigrama de Marcial (XII, 57) ignorada pelos classicistas brasileiros, publicada em uma edição do jornal O Pirralho de 1911. Além da transcrição da tradução esquecida, comentários serão tecidos a respeito do identidade do tradutor e seu mérito será apresentado não só por meio da discussão sobre seus procedimentos tradutológicos, mas também do confronto entre o lugar que o poema ocupa na obra do poeta latino e o tipo de interlocução que ele pode fazer com os demais poemas que circulavam naquele periódico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Paifer Cairolli, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto de Língua e Literatura Latina da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Letras, concentração em Letras Clássicas, pela Universidade de São Paulo (2014). Possui graduação em Letras (Português/Latim - 2005) e mestrado em Letras (Letras Clássicas - 2009) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Poética e Retórica Clássicas, poesia epigramática, poesia satírica, tradução e comentário dos poetas Marcial, Catulo, Pérsio, Virgílio e Horácio, leitura e recepção dos clássicos. Atuou como professor substituto na Universidade Federal de Alfenas (2014). Publicou, em 2019, a tradução completa das Sátiras, de Pérsio. Publicou, em parceria com João Angelo Oliva Neto, a tradução do Livro dos Espetáculos, de Marcial (2018). É também autor dos livros de poemas Sátiras (2011) e Amores (2005). A partir de 2019, publicou também traduções da poesia latina em formato de cordel, tendo lançado versões de Virgílio, Horácio e Marcial nesse formato. (Texto informado pelo autor)

Publicado

2020-07-27

Como Citar

Paifer Cairolli, F. (2020). Um poeta latino e uma lira paulista : Uma tradução esquecida de um epigrama de Marcial . Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 4(2), 166–183. https://doi.org/10.34024/herodoto.2019.v4.10967

Edição

Seção

Dossiê / Dossier