Memórias da África

A superioridade dos Negros sobre os Brancos (Kitāb Fakhr al-Sūdān ‘alā al-Bīḑān) pro Abū Ùthman ‘Amr ibn Bahr al-Jāḥiẓ (m. 868/9)

Autores

  • Jorge Elices Ocón Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/herodoto.2019.v4.10964

Palavras-chave:

Negros, Raça, Antiguidade, Axum, Himyar, Árabe

Resumo

Este artigo pretende chamar a atenção para uma obra que passou despercebida. Considerado um trabalho menor de um autor satírico, al-Jāḥiẓ, o Kitāb Fakhr al-Sūdān 'alā al-Bīān (A superioridade dos negros sobre os brancos), apesar de seu título sugestivo, foi subvalorizado, mas, na realidade, é um trabalho sério e totalmente imbuído no contexto e no debate político-social do século IX. A obra é essencial para entender a complexidade de qualquer sociedade, antiga ou moderna. Confrontado com a imagem tradicional da população negra como um grupo marginalizado, invisível e sem história, o Kitāb Fakhr al-Sūdān 'alā al-Bīān lhe confere o protagonismo de sua obra, remove-a da sua invisibilidade na sociedade abássida, e recupera e reescreve, e isso é interessante, uma história e uma memória que têm suas raízes na antiguidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jorge Elices Ocón, Universidade Federal de São Paulo

Conclui meu doutorado em Estudios del Mundo Antiguo - Universidad Autónoma de Madrid (2017). Desenvolvi projeto sobre o que as fontes árabes e a arqueologia sabem e fazem em al-Andalus com o passado antigo da Península Ibérica. No momento, acabei de començar meu projeto de pesquisa post-doutoral na UNIFESP, com bolsa da FAPESP, onde vou analisar a recepção das estátuas antigas no mundo islâmico e al-Andalus e as conexões atuais com as destruições de antiguidades na Síria e Iraque pelo DAESH. (Fonte: Currículo Lattes)

Publicado

2020-07-27

Como Citar

Elices Ocón, J. (2020). Memórias da África : A superioridade dos Negros sobre os Brancos (Kitāb Fakhr al-Sūdān ‘alā al-Bīḑān) pro Abū Ùthman ‘Amr ibn Bahr al-Jāḥiẓ (m. 868/9). Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 4(2), 104–143. https://doi.org/10.34024/herodoto.2019.v4.10964

Edição

Seção

Dossiê / Dossier