O éthos de Otávio na série Rome (HBO)

  • Camilla Ferreira Paulino da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Roma antiga, Estudos Clássicos, Recepção Clássica, Otávio, Augusto, Ethos, Rome (HBO)

Resumo

O presente trabalho compõe o quadro conhecido dentro dos Estudos Clássicos como uma análise de recepção, ou seja, um estudo que, como Martindale (2006, p. 1-2) apresenta, interliga o mundo antigo e outros períodos históricos, mostrando que os discursos antigos não ficam circunscritos em seu próprio tempo, havendo uma cadeia complexa de conexões entre eles e os mais diversos meios de difusão, entre eles a televisão, como é o nosso caso. Nesse processo, salienta-se que as relações entre os enunciados antigos e suas apropriações posteriores são produzidas no ponto de recepção, sendo o leitor essencial no processo interpretativo. Nesse artigo, analiso a personagem Otávio, da série Rome, da HBO, buscando evidenciar a aplicação do éthos proposto para a personagem, o de um garoto inteligente, prodígio, demonstrando que este se trata de um elemento já utilizado na tradição literária da Antiguidade para compor a imagem do futuro princeps. Para tal, utilizo o conceito de capital cultural, de Bourdieu, para argumentar sobre o processo de criação da série, e também lançaremos mão de alguns textos antigos, como as Filípicas, de Cícero, e a Vida de Augusto, de Suetônio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando métricas...

Biografia do Autor

Camilla Ferreira Paulino da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Camilla Ferreira Paulino da Silva é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis), titulo obtido com bolsa Capes. Mestre em História Social das Relações Políticas pelo Programa de Pós Graduação em História (PPGHis) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Integrante do Fronteiras Interdisciplinares da Antiguidade e suas Representações (Limes). Atua principalmente na área de Estudos Clássicos, com interesse em literatura latina, representações poéticas e imperiais, Horácio e numismática. Atualmente é professora de História da Sedu. (Texto informado pelo autor)

Publicado
2020-07-27
Como Citar
Ferreira Paulino da Silva, C. (2020). O éthos de Otávio na série Rome (HBO). Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 4(2), 91-103. https://doi.org/10.34024/herodoto.2019.v4.10963
Seção
Dossiê / Dossier