Comunicação filosófica e imagem pública nas correspondências de Sinésio de Cirene para o seu círculo neoplatônico (395-413 d.C.)

Autores

  • Sheila Adriana Von Graffen Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • André Luiz Leme Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Palavras-chave:

Sinésio de Cirene; “escrita de si”; correspondências.

Resumo

O presente estudo contempla a análise de algumas cartas que Sinésio (373-414), personalidade que viveu no período de transição entre os séculos IV e V em Cirene, região norte do continente africano, enviou a dois destinatários, Herculiano e Hipátia, membros de seu círculo filosófico neoplatônico. Para tanto, partiremos da compreensão das características do gênero epistolar na Antiguidade. Acreditamos que Sinésio, por meio de suas correspondências, praticou o que chamamos de uma “escrita de si”, construindo e projetando para ele a imagem e a memória de um filósofo de grande saber e competência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BERGMAN, Jay. Synesius of Cyrene: philosopher-bishop. Berkeley: University of California Press, 1982.

CAMERON, Alan; LONG, Jacqueline. Barbarians and Politics at the Court of Arcadius. Berkeley: University of California Press, 1993.

FARIAS JÚNIOR, José P. de. Discurso, retórica e poder na Antiguidade Tardia: a construção do ethos político em Sinésio de Cirene. Doutorado em História, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2012.

FRANCISCO HEREDERO, Ana de. “Bárbaros en la Cirenaica a través de la obra de Sinesio de Cirene”. In: ÁLVAREZ JIMÉNEZ, David; SANZ SERRANO, Rosa; HERNÁNDEZ DE LA FUENTE, David. El espejismo del bárbaro: ciudadanos y extranjeros al final de la antigüedad. Castello de la Plana: Universitat Jaume I, 2013, pp. 131-160.

FRANCISCO HEREDERO, Ana de. “Nobilis, filósofo, obispo: Sinesio de Cirene y la incorporación de la aristocracia provincial em la Iglesia tardoantigua”. Gerión, 35 (2017), pp. 619-643.

FRIGHETTO, Renan. “Apresentação ao Dossiê ‘A Antiguidade Tardia: o alvorecer de um conceito historiográfico’”. Revista Diálogos Mediterrânicos, 5 (2013), pp. 11-13.

GOMES, Ângela de Castro. “Escrita de si, escrita da História: a título de prólogo”. In: GOMES, Ângela de Castro. Escrita de si, escrita da História. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2004. pp. 7-24.

GONÇALVES, Ana T. M.; MESQUITA, Fabrício D. G. “Atividade epistolar no mundo antigo: relendo as Cartas Consolatórias de Sêneca”. História Revista, 15 (2010), pp. 31-54.

GUARNIERI, Felipe M. de. A correspondência entre São Jerônimo e Santo Agostinho: tradução e estudo. Dissertação de Mestrado em Letras Clássicas, Universidade de São Paulo, 2016.

HADOT, Pierre. O que é a filosofia antiga? São Paulo: Loyola, 2014.

MARKUS, Donka. “Anagogic love between Neoplatonic philosophers and their disciples in Late Antiquity”. The International Journal of the Platonic Tradition, 10 (2016), pp. 1-39.

RAMOS JURADO, Enrique A. ‘Paideia’ griega y fe cristiana en Sinesio de Cirene”. Habis, 23 (1992), pp. 247-261.

SINÉSIO de Cirene. Cartas. Trad. Francisco Antonio Garcia Romero. Madrid: Gredos, 1995.

WATTS, Edward. “Hipatia in the letter collection of Synesius”. In: DRIJVERS, Jan W. et al. (ed.). The Fifth Century: Age of Transformation. Proceedings of the 12th Biennial Shifting Frontiers in Late Antiquity Conference. Bari: Edipuglia, 2019, pp. 287-295.

WATTS, Edward. Hypatia. The life and legend of ancient philosopher. Oxford: Oxford University Press, 2017.

Downloads

Publicado

2023-02-08