Anúncios

Chamada para artigos – Dossiê "Fontes para a história social da propriedade"

2024-01-08

Convidamos para a submissão de artigos para o número 21 da Revista de fontes, que será dedicado às fontes da história social da propriedade. Coordenado pelas professoras Carmen Alveal (UFRN) e Cláudia Damasceno Fonseca (EHESS), o dossiê acolherá artigos conforme apresentem, além das análises históricas, discussões de teor metodológico sobre o trato documental, e/ou sobre a disponibilização e o meio de acesso às fontes analisadas, quaisquer que sejam.

Saiba mais sobre Chamada para artigos – Dossiê "Fontes para a história social da propriedade"

Edição Atual

v. 11 n. 20 (2024): Instrumentos de pesquisa, transcrições e traduções
                    Visualizar v. 11 n. 20 (2024): Instrumentos de pesquisa, transcrições e traduções

Com este número comemoramos dez anos de Revista de fontes! Foram vinte publicações e uma imensa alegria de ver o modo como o periódico, apesar de seu modelo original e de não se conformar com os parâmetros sempre esperados, conseguiu criar o seu espaço e cativar um público de autoras e autores e um fiel público leitor. Neste vigésimo número, do nosso décimo primeiro volume, publicamos um importante conjunto de instrumentos de pesquisa, de documentos e de traduções que refletem as pesquisas em andamento em diversas partes do Brasil de Norte a Sul (mas não só). Trabalhos que vão do século XVII ao XX e que tratam de História indígena, do tráfico de escravizados, de messianismo e de feitiçaria, de comércio, corso e pirataria no Atlântico, de missionação na África Ocidental no século XX e de treinamento da guerrilha no vale do Ribeira.

Lembremos que a Revista de fontes tem periodicidade semestral, intercalando números temáticos de textos autorais sobre tipos ou conjuntos documentais e números compostos de transcrições e traduções de documentos e ainda instrumentos de pesquisa. As possibilidades de se contar histórias a partir destes documentos, traduções ou instrumentos de pesquisa são exploradas pelos textos introdutórios dos autores que, sem intenção de serem profundas análises do seu conteúdo, apontam caminhos e perspectivas de investigação.

Desejamos a todos boa leitura e seguimos em frente para mais dez anos!

Publicado: 2024-06-18
Ver Todas as Edições