Mariam Said, a guardiã de um legado Viúva de Edward Said pretende digitalizar o acervo do intelectual palestino para torná-lo mais acessível a estudantes do Sul Global
Contenido principal del artículo
Resumen
Em busca de financiamento para digitalizar o acervo de Edward Said, doado à Universidade Columbia em 2009, Mariam Said é hoje uma das principais responsáveis por manter vivo o pensamento do intelectual palestino. Nascida e criada em Beirute, capital libanesa, ela reside em Nova York desde a década de 1970. Graduada na Universidade Americana de Beirute (AUB) e com duas pós-graduações na Universidade Columbia, Mariam trabalhou durante mais de 20 anos em bibliotecas de grandes empresas do mercado financeiro. Junto com o pianista e maestro argentino-israelense Daniel Barenboim, ela dirige a West-Eastern Divan Orchestra e é vice-presidente da Fundação Barenboim-Said. A West-Eastern Divan Orchestra foi criada a partir de conversas realizadas entre Edward Said e Barenboim, que eram amigos muito próximos e tinham o desejo comum de abordar o conflito entre Israel e Palestina por meio de diálogos e da compreensão de diferenças mútuas. Em diversas entrevistas, Mariam afirmou que Edward a considerava o seu legado mais importante. Com sua filha, a atriz e escritora Najla Said, Mariam esteve em São Paulo em novembro de 2023, semanas depois do início do conflito entre Israel e o Hamas. Visitou a cidade para participar de um seminário internacional, organizado pela Cátedra Edward Said da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pelo Instituto da Cultura Árabe (Icarabe) e o Serviço Social do Comércio em São Paulo (Sesc-SP), com patrocínio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em memória dos 30 anos do falecimento de Edward Said. A conversa que resultou nessa entrevista começou em um passeio pelo centro da cidade de São Paulo, que contou com uma visita guiada à Sala São Paulo e um almoço no Mercado Municipal. Meses mais tarde, o diálogo prosseguiu por meio de plataformas virtuais. Na entrevista, Mariam Said revela que o arquivo de Edward na Universidade Columbia reúne diversos ensaios e documentos inéditos, que estão à espera do trabalho de pesquisadores e editores interessados em investigá-los.
Detalles del artículo
Sección

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, sob a licença Creative Commons-NonCommercial-NoDerivs Attribution 2.0 Generic.
Os autores se responsabilizam pelo teor do texto, considerando que a revista adota ferramentas de verificação anti-plágio e segue as diretrizes éticas do Committee on Publication Ethics (COPE), do Code of Ethics American Educational Research Association (AERA), do Código de Boas Práticas Científicas – FAPESP e do Council of Science Editors (CSE) em relação a publicação.
Em caso de artigo traduzido ou em outros idiomas, entrar em contato com os editores responsáveis para evitar conflitos de política de direitos autorais relativa à publicação do material.