Mascates heróis errantes que ofuscam a memória da imigração?
Contenido principal del artículo
Resumen
O Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) dispõe de um amplo acervo de publicações criadas por autores de ascendência árabe entre o final do século XIX e as primeiras décadas do XX, sendo uma das mais significativas a revista O Oriente. Pesquisa exploratória realizada de outubro de 2022 a setembro de 2023 mapeou os objetos desse arquivo e identificou elementos iniciais para repensar a memória da imigração árabe no Brasil, em que a figura do mascate, ou do caixeiro viajante, desempenha papel central.
Detalles del artículo
Sección

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, sob a licença Creative Commons-NonCommercial-NoDerivs Attribution 2.0 Generic.
Os autores se responsabilizam pelo teor do texto, considerando que a revista adota ferramentas de verificação anti-plágio e segue as diretrizes éticas do Committee on Publication Ethics (COPE), do Code of Ethics American Educational Research Association (AERA), do Código de Boas Práticas Científicas – FAPESP e do Council of Science Editors (CSE) em relação a publicação.
Em caso de artigo traduzido ou em outros idiomas, entrar em contato com os editores responsáveis para evitar conflitos de política de direitos autorais relativa à publicação do material.