Mascates heróis errantes que ofuscam a memória da imigração?

Contenido principal del artículo

Christina Stephano de Queiroz

Resumen

O Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) dispõe de um amplo acervo de publicações criadas por autores de ascendência árabe entre o final do século XIX e as primeiras décadas do XX, sendo uma das mais significativas a revista O Oriente. Pesquisa exploratória realizada de outubro de 2022 a setembro de 2023 mapeou os objetos desse arquivo e identificou elementos iniciais para repensar a memória da imigração árabe no Brasil, em que a figura do mascate, ou do caixeiro viajante, desempenha papel central.


 

Detalles del artículo

Sección

Vária

Biografía del autor/a

Christina Stephano de Queiroz, Cátedra Edward Said da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Doutora em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Identidades Culturais pela Universidade de Barcelona. Bolsista da Cátedra Edward Said da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Autora de A Lua do Oriente e Outras Luas – Biografia e seleção de poemas de Jamil Almansur Haddad (Ateliê Editorial, 2022), livro que é fruto de pesquisa premiada pela USP. Jornalista de ciência e roteirista.

Cómo citar

Mascates: heróis errantes que ofuscam a memória da imigração?. EXILIUM Revista de Estudios de la Contemporaneidad, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 135–150, 2024. DOI: 10.34024/exilium.v5i8.16342. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/exilium/article/view/16342. Acesso em: 5 dec. 2025.