Descobrir-se – tornar-se um esboço de autoetnografia sobre a identidade árabe-diaspórica em São Paulo

Contenido principal del artículo

Gustavo Racy

Resumen

O presente texto enseja uma reflexão autoetnográfica inicial sobre o sentido de identidade árabe a partir da experiência de ser árabe-diaspórico em São Paulo. Baseado em algumas vivências pessoais, o ensaio busca refletir sobre as possibilidades de organização, construção e compreensão da identidade árabe a partir da percepção da mesma em São Paulo, tanto no contexto histórico quanto no atual. Passando por um relato que articula elementos autoetnográficos confessionais-emotivos e analíticos-interpretativos, o texto debaterá, através dos conceitos de “residual” e “emergente”, a hipótese de haver uma atmosfera política atual em que conhecimento se confunde com ética, o que traz um problema para a questão da identidade quando vista pela relação entre árabes, brasileiros-árabes e brasileiros não-árabes, principalmente num ambiente de classe média. A partir desta observação, o artigo argumentará a favor de uma identidade entendida enquanto possibilidade e articulada a partir de uma iniciativa colaborativa e independente.

Detalles del artículo

Sección

Dossiê

Biografía del autor/a

Gustavo Racy, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Ciências Sociais (Universidade da Antuérpia), professor substituto de antropologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), realiza estágio pós-doutoral na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É diretor da Al Jaliah – Revista para Assuntos Árabes e Árabe-Diaspóricos.

Cómo citar

Descobrir-se – tornar-se: um esboço de autoetnografia sobre a identidade árabe-diaspórica em São Paulo. EXILIUM Revista de Estudios de la Contemporaneidad, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 56–68, 2025. DOI: 10.34024/83yzj782. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/exilium/article/view/20696. Acesso em: 5 dec. 2025.

Referencias

Agamben, G. (2000). Means without ends: Notes on politics (V. Binetti & C. Casarino, Trans.). Minnesota: University of Minnesota Press.

Al-Bustani, B. (2019). The Clarion of Syria: A patriot’s call against the civil war of 1860 (J. Hanssen & H. Safieddine, Trans.). Oakland: University of California Press.

Benjamin, W. (1996a). O narrador. In Magia e técnica, arte e política: Obras escolhidas (Vol. 1, P. S. Rouanet, Trad.). São Paulo: Brasiliense.

Benjamin, W. (1996b). Sobre o conceito de história. In Magia e técnica, arte e política: Obras escolhidas (Vol. 1, P. S. Rouanet, Trad.). São Paulo: Brasiliense.

Benjamin, W. (2009). The origin of German tragic drama (J. Osborne, Trans.). London: Verso.

Benjamin, W. (2020). Walter Benjamin está morto (G. Racy, Trad. e Org.). São Paulo: sobinfluencia edições.

Chang, H. (2008). Autoethnography as method. London & New York: Routledge.

Denzin, N. K. (2013). Interpretive autoethnography. In S. H. Jones, T. E. Adams, & C. Ellis (Eds.), Handbook of autoethnography (pp. 123–142). London & New York: Routledge.

Gannon, S. (2013). Sketching subjectivities. In S. H. Jones, T. E. Adams, & C. Ellis (Eds.), Handbook of autoethnography (pp. 228–243). London & New York: Routledge.

Halbwachs, M. (1925). Les cadres sociaux de la mémoire. Paris: Presses Universitaires de France.

Osman, S. A. (2025). A imprensa dos imigrantes árabes no Brasil. Al Jaliah: Revista de Assuntos Árabes e Árabe-Diaspóricos, 1(1). [no prelo].

Queiroz, C. S. (2024). Mascates: heróis errantes que ofuscam a memória da imigração? EXILIUM: Revista de Estudos da Contemporaneidade, 5(8), 135–150. https://doi.org/10.34024/exilium.v5i8.16342.

Sheehi, S. (2004). Foundations of modern Arab identity. Miami: University Press of Florida.

Sheehi, S. (2016). The Arab imago: A social history of portrait photography. Princeton & Oxford: Princeton University Press.

Tolölyan, K. (2019). Diaspora studies: Past, present and promise. In R. Cohen & C. Fischer (Eds.), Routledge handbook of diaspora studies (pp. 22–30). London & New York: Routledge.

Williams, R. (1977). Marxism and literature. Oxford & New York: Oxford University Press.