Introdução Novas visões sobre a diáspora

Conteúdo do artigo principal

Christina Queiroz
Luís Augusto Meinberg Garcia
Matheus Menezes

Resumo

Este dossiê que, junto com outros artigos, compõe o volume atual da Exilium, foi elaborado a partir da colaboração de antropólogos, historiadores, tradutores, sociólogos e pesquisadores dos estudos literários, vinculados a instituições de diferentes partes do Brasil e do mundo e em distintas etapas da carreira acadêmica. Ao reunir vozes diversas e dispersas pelo território nacional, seu propósito é trazer novos olhares para pensar a diáspora árabe no Brasil, colaborando com o alargamento de um campo de estudos que, no país, começou a estabelecer-se em meados da década de 1980. Traduções inéditas do árabe – incluindo textos considerados centrais à literatura do Mahjar – a história de mulheres jornalistas imigrantes, as relações do mundo árabe com os malês e reflexões sobre o processo de racialização dos árabes são alguns debates que permeiam este número. Essa diversidade de visões e entradas no tema da diáspora também reflete a trajetória dos próprios organizadores: um antropólogo, uma pesquisadora da literatura da imigração e um pesquisador vinculado ao universo da tradução. Em comum, os autores apresentam o interesse por desvendar nuances pouco conhecidas desse campo de estudos.  

Detalhes do artigo

Seção

Dossiê

Biografia do Autor

Christina Queiroz, Cátedra Edward Said

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora da Cátedra Edward Said, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), jornalista da revista Pesquisa FAPESP https://revistapesquisa.fapesp.br/autor/christina-queiroz/ e diretora de comunicação do Instituto da Cultura Árabe (Icarabe). Autora de “A Lua do Oriente e Outras Luas” (Ateliê Editorial, 2022), livro que é resultado de tese premiada pela USP.

Luís Augusto Meinberg Garcia, Cátedra Edward Saïd

Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC) e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É pesquisador na Cátedra Edward Saïd de Estudos da Contemporaneidade da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Matheus Menezes, Cátedra Edward Said

Mestre em Estudos da Tradução pelo PPG LETRA- USP (Letras Estrangeiras e Tradução). Atualmente é bolsista da Cátedra Edward Said, da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Como Citar

Introdução: Novas visões sobre a diáspora. EXILIUM Revista de Estudos da Contemporaneidade, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 9–15, 2025. DOI: 10.34024/5r8pya56. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/exilium/article/view/20680. Acesso em: 5 dez. 2025.

Referências

.