Traições em família: as texturas do parentesco

Conteúdo do artigo principal

Camila Pierobon

Resumo

Em diálogo com os trabalhos de Veena Das sobre parentesco, traições e morte em família, descrevo, neste texto, as histórias de traições familiares de Leonor, a inscrição dessas traições no cotidiano e nas texturas de sua relação com os parentes e comigo. Apresento como a dor da morte de um filho, os conflitos entre irmãos, bem como as formas de refazer a si mesma ao reabitar e
renarrar os acontecimentos estão embebidos nos relacionamentos presentes. O texto apresenta as traições em família, o conflito entre irmãos e a morte de um filho não como eventos espetaculares, mas como fios que tecem as tramas da vida. Mostro como o trabalho do tempo é importante para a reconstrução da vida e também para o compartilhamento de experiências de dor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PIEROBON, C. . Traições em família: as texturas do parentesco. EXILIUM Revista de Estudos da Contemporaneidade, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 163–192, 2022. DOI: 10.34024/exilium.v3i5.14658. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/exilium/article/view/14658. Acesso em: 28 jan. 2023.
Seção
Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)