A primeira fala ao poder: a Epístola sobre os servidores do califa, de Ibn Almuqaffa

Conteúdo do artigo principal

Mamede Jarouche
Beatriz Negreiros Gemignani

Resumo

Escritor pioneiro nos gêneros literários de prosa árabe artística, Ibn Al-Muqaffa' é um consagrado escritor persa de língua árabe. Apresentamos neste artigo a tradução inédita ao português de seu tratado intitulado a Epístola sobre os servidores do califa, junto à fixação do texto árabe, cuja escrita remonta aos meados do século VIII d.C. A epístola é considerada um documento histórico, na medida em que atesta as condições econômicas, sociais, jurídicas e políticas de sua época. O autor endereça a epístola ao califa e expõe os diversos problemas do califado pertinentes àquele momento histórico, propondo respectivas soluções. Dentre os principais assuntos levantados por Ibn Al-Muqaffa', destacam-se: a discussão sobre a arrecadação do imposto fundiário (.araj) ; questões de direito e autoridade do soberano; e a importância da escolha deliberada de seus servidores. O autor apresenta suas sugestões ao soberano com eloquência, numa linguagem por vezes obscura para o leitor contemporâneo, o que de fato podemos esperar de um texto de mais de 1200 anos, cujas cópias
certamente foram deterioradas ao longo dos séculos.

Detalhes do artigo

Seção

Oriente e Ocidente

Biografia do Autor

Mamede Jarouche, USP

Professor de Língua e Literatura Árabe na USP

Beatriz Negreiros Gemignani, USP

Bacharel e Mestre em Língua e Literatura Árabe pela USP, com a dissertação Estudo do vocabulário relacionado a poder e autoridade e em Ibn-Almuqaffa. Estudou no Marrocos, na Jordânia, no Omã e no Egito.

Como Citar

A primeira fala ao poder: a Epístola sobre os servidores do califa, de Ibn Almuqaffa. EXILIUM Revista de Estudos da Contemporaneidade, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 15–26, 2021. DOI: 10.34024/exilium.v2i1.12878. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/exilium/article/view/12878. Acesso em: 5 dez. 2025.