Libertações na poesia da palestina Fadwa Tuqan

Conteúdo do artigo principal

Maria Carolina Gonçalves
Michel Sleiman

Resumo

Este artigo apresenta a poeta palestina Fadwa Tuqan (1917-2003), sua hesitação em se lançar na literatura enquanto mulher criada em uma sociedade conservadora, seus primeiros passos na escrita literária e, posteriormente, a transformação de sua poesia. Proibida pela família de frequentar a escola e de sair de casa, relata, em sua autobiografia, que encontrou libertação a tal cerceamento no estudo e na escrita da poesia. Quando começou a interagir com outras poéticas, sobretudo a obra da iraquiana Názik Almalaika, que propunha uma reflexão sobre novas formas que rompessem com o modelo tradicional da literatura árabe, encontrou uma forma literária encorajadora para escrever sua própria poesia. Somam-se a essas mudanças as transformações temáticas, motivadas pelos acontecimentos que mudaram os rumos da história palestina, notadamente a criação do Estado de Israel, em 1948, e a Guerra de 1967. O artigo mostra que a inovação literária foi libertadora e abriu caminho para que as mulheres se inserissem na literatura, afastando-se das formas do discurso tradicional valorizadas na história da literatura árabe até inícios do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GONÇALVES, M. C. .; SLEIMAN, M. . Libertações na poesia da palestina Fadwa Tuqan. EXILIUM Revista de Estudos da Contemporaneidade, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 159–180, 2021. DOI: 10.34024/exilium.v2i1.11699. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/exilium/article/view/11699. Acesso em: 25 jan. 2022.
Seção
Crítica da Contemporaneidade
Biografia do Autor

Maria Carolina Gonçalves, USP

Mestranda pelo Programa Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). e-mail: maria2.goncalves@usp.br.

Michel Sleiman, Universidade de São Paulo

Professor doutor no Departamento de Letras Orientais (DLO) e  no Programa Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Email: msleiman@usp.br.

Recebido em 2021-01-29
Publicado em 2021-11-29