A Saga do populismo: momentos da história de um conceito

Conteúdo do artigo principal

Javier Amadeo
Guilherme Paula

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir o populismo em uma dimensão histórica e conceitual. Para tanto, a proposta é dividida em duas partes. Primeiramente, percorremos a história do conceito, começando no século XIX quando populismo era uma característica de definição para movimentos na Rússia e nos Estados Unidos, atravessamos o século XX dando especial atenção às experiências populistas na América Latina e terminando no século XXI, quando o tema se torna um assunto fundamentalmente relevante nos estudos da Teoria Política em uma perspectiva abrangente e global. Na segunda parte do artigo, apresentaremos as três mais importantes linhas teóricas dedicadas a estudar o populismo: aquela que pensa o populismo como uma estratégia de poder pessoal, a abordagem ideacional e a que trata o populismo como uma lógica discursiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
AMADEO, J.; PAULA, G. A Saga do populismo: momentos da história de um conceito. EXILIUM Revista de Estudos da Contemporaneidade, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 365–402, 2021. DOI: 10.34024/exilium.v2i1.11434. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/exilium/article/view/11434. Acesso em: 25 jan. 2022.
Seção
Crítica da Contemporaneidade
Biografia do Autor

Javier Amadeo, Unifesp

Professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). E-mail: javier.amadeo@unifesp.br.

Guilherme Paula, Unifesp

Pós-doutorando no Programa do Pós-graduação de Ciências Sociais da Unifesp.

Recebido em 2020-11-25
Aceito em 2021-10-22
Publicado em 2021-11-29