Fetichismo e narcisismo: a base do capitalismo?
Resumo
O presente artigo analisa os conceitos de fetichismo e narcisismo, baseando-se nas análises de Marx do fetichismo da mercadoria e do narcisismo em Freud. Uma leitura mais ampla reflete sobre o fetichismo como determinante das próprias formas do pensamento e do agir, enquanto o narcisismo, ultrapassando o simples comportamento individualista, danifica também a própria vida coletiva. Trata-se, portanto, de compreender se esses dois conceitos permitem um uso mais profundo que chegue ao coração da sociedade contemporânea – um uso que deveria decorrer de uma leitura inovadora da constituição fetichismo-narcisismo, sem, contudo, tomá-la sempre ao pé da letra.
Copyright (c) 2020 Exilium Revista de Estudos da Contemporaneidade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Os autores se responsabilizam pelo teor do texto, considerando que a revista adota as diretrizes éticas do Committee on Publication Ethics (COPE - https://publicationethics.org/), do Code of Ethics American Educational Research Association - https://cdn.ymaws.com/wera.site-ym.com/resource/resmgr/a_general/aera.pdf, o Código de Boas Práticas Científicas – FAPESP (http://www.fapesp.br/boaspraticas/) e do Council of Science Editors (CSE - https://www.councilscienceeditors.org/) em relação a publicação.
Em caso de artigo traduzido ou em outros idiomas, entrar em contato com os editores responsáveis para evitar conflitos de política de direitos autorais relativa à publicação do material.