Caixas de memórias: a relação entre objetos, fotografias, memória e identidade ilustradas em cenas da ficção

Autores

  • Olivia Silva Nery Mestranda na Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural Autor
  • Frantieska Huzsar Schneid Professora no Instituto Federal Sul Rio Grandense - Câmpus CVG Mestranda na Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural Autor
  • Maria Letícia Mazzucchi Ferreira Universidade Federal de Pelotas Autor
  • Francisca Ferreira Michelon Universidade Federal de Pelotas Autor

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.1.05

Resumo

Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise sobre a relação entre objetos, fotografias e memória a partir de uma interpretação de cenas da ficção. É natural que, ao longo da vida, os indivíduos guardem coisas simbólicas de períodos e momentos vividos, lembranças de viagens, pessoas, etc. Os casos analisados aqui pertencem a duas produções distintas, um filme e um seriado televisivo, mas ambos possuem vários aspectos em comum, sendo que o centro articulador deste texto é a existência de “caixas de memória” dos personagens e a relação deles com elas. Estas caixas são representativas da identidade da personagem, elas possuem pequenos objetos, fotografias e alguns documentos que exercem o trabalho de evocação memorial. A primeira análise é do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001), onde a vida da personagem muda depois de encontrar uma caixa escondida em sua casa. A segunda análise é do episódio “Male in the Mail” do seriado americano “Bones” (2012), onde, depois da morte de seu pai, o personagem Booth recebe uma caixa que pertencera a ele, com recordações. Nesse sentido, é possível perceber que, mesmo sendo na ficção, estas caixas de memórias demonstram a forte relação entre objetos, fotografia, memória e identidade.

Palavras-chave: objetos, fotografias, memória, caixas de memórias.

Biografia do Autor

  • Olivia Silva Nery, Mestranda na Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural

    Graduada em História Bacharelado - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

    Mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural - UFPEL

    Atua nas áreas de História, Memória, Patrimônio, Cultura Material e Museus.

     

  • Frantieska Huzsar Schneid, Professora no Instituto Federal Sul Rio Grandense - Câmpus CVG Mestranda na Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural

    Aluna do Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (RS- Brasil). Especialista em Docência na Educação Profissional pela Faculdade de Tecnologia Senac-Rs. Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul (2007). Atualmente é docente do Curso Técnico em Vestuário do Instituto Federal Sul-rio-grandense.

  • Maria Letícia Mazzucchi Ferreira, Universidade Federal de Pelotas
    Doutora em História (PUCRS), professora da Universidade Federal de Pelotas e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.
  • Francisca Ferreira Michelon, Universidade Federal de Pelotas
    Doutora em História (PUCRS), professora da Universidade Federal de Pelotas e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.

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Publicado

2015-05-18

Edição

Seção

Dossiê: Produções artísticas e processos sociais de mudanças

Como Citar

Caixas de memórias: a relação entre objetos, fotografias, memória e identidade ilustradas em cenas da ficção. (2015). Ciências Sociais Em Revista, 51(1), 42-51. https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.1.05