Desengajamento ao trabalho

autenticidade, crítica e caminhos de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/csr.2024.60.1.17389

Palavras-chave:

Autenticidade, Crítica, Trabalho, a Grande Demissão

Resumo

Este artigo analisa a renúncia voluntária ao emprego de trabalhadores qualificados moradores de comunidades alternativas, identificando valores em emergência que configuram uma crítica ao trabalho e à legitimação de outros referenciais de vida boa na contemporaneidade. O texto deseja auxiliar na compreensão do mundo do trabalho múltiplo, indicando caminhos de pesquisa possíveis no que se refere às renovações da crítica ao trabalho. Afirma-se que o aporte moral às mudanças de engajamento no universo do trabalho no contexto estudado está ancorado no ideal de autenticidade, o qual teve sua crítica ao labor instrumentalizada pelo capitalismo, mas, para os entrevistados, se apresenta como possibilidade de uma crítica renovada e legitimada em seu universo social. Tais críticas se renovam na atualidade, sobretudo no pós-pandemia, através de outros movimentos, como a grande demissão e a demissão voluntária.

Biografia do Autor

  • Andressa da Silva Corrêa, Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Porto Alegre - SMED POA

    Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalha como servidora pública na SMED POA como professora de arte e coordenadora do Espaços de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (EEABI) da EMEI Pica-Pau. A autora também integra o Grupo de Pesquisa em Justiça Social e Trabalho  (JusT).

  • Cinara Rosenfield, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Professora convidada do Programa de Pós-Graduação de Sociologia da UFRGS e Professora Titular Aposentada do Departamento de Sociologia. Doutora pela Université Paris Dauphine, com estágio Pós-Doutoral na Universidade Técnica de Lisboa - Laboratório SOCIUS. Pesquisadora CNPq e coordenadora do Grupo de Pesquisa Justiça Social e Trabalho (JusT). 

Publicado

2024-08-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Desengajamento ao trabalho: autenticidade, crítica e caminhos de pesquisa. (2024). Ciências Sociais Em Revista, 60(1). https://doi.org/10.34024/csr.2024.60.1.17389