Propriedade e acesso aberto

uma análise a partir dos conceitos de renda e de valor-trabalho de Marx

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/csr.2024.60.1.17385

Palavras-chave:

Valor da informação, Acumulação, Trabalho

Resumo

Este artigo aborda, a partir das categorias renda e mais-valia relativa, o valor da informação. Para ser produtiva e expansiva, considerando a acumulação do capital, a informação deve-se pautar pelo seu acesso aberto e compartilhado entre trabalhadores. O capital captura informação e conhecimento produzidos pelos trabalhadores no campo do desenvolvimento de software. Este artigo diferencia informação digital de conhecimento. A metodologia baseia-se na análise bibliográfica da economia política de Marx e no levantamento de informações disponibilizadas pelo site GitHub. Conclui-se que, na produção de software, o capital explora o trabalho e a informação produzida constitui-se nas formas mais-valia relativa e propriedade e renda (propriedade intelectual). Isso implica a exploração mercantil da informação e do conhecimento disponível e acumulado.

Biografia do Autor

  • Vinicius Aleixo Gerbasi, Universidade Estadual Paulista - Unesp

    Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pesquisador no grupo "Estudos da Globalização" da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Publicado

2024-08-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Propriedade e acesso aberto: uma análise a partir dos conceitos de renda e de valor-trabalho de Marx. (2024). Ciências Sociais Em Revista, 60(1). https://doi.org/10.34024/csr.2024.60.1.17385