A sociologia e a escola em debate nos Encontros Nacionais sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica

Autores/as

  • Danyelle Nilin Gonçalves Universidade Federal do Ceará Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.08

Resumen

Criado como um espaço de reflexividade, de formação e partilha de experiências de ensino, de pesquisas e dos modos de implantação da Sociologia nos currículos dos estados brasileiros, o Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) não pode ser compreendido sem levar em consideração a implantação da disciplina no currículo do ensino médio brasileiro. À medida que a Sociologia foi se institucionalizando na escola e novas temáticas ocupavam as salas de aula, essas questões passaram a se tornar parte dos debates nos eventos, sendo foco de oficinas pedagógicas, das apresentações em pôsteres, das comunicações orais nos grupos de trabalho e das mesas redondas. É sobre o significado desse encontro, na sua dimensão política e educativa, nos sentidos de pertencimento, de visibilidade, de luta, de sociabilidade, de difusão de conhecimento, de discussão e de debate que esse artigo trata.

Palavras-chave: sociologia, escola, ENESEB.

Biografía del autor/a

  • Danyelle Nilin Gonçalves, Universidade Federal do Ceará

    Departamento de Ciências Sociais.

    Professora da Licenciatura em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

Publicado

2015-11-09

Número

Sección

Dossiê: Ensino de Sociologia na Educação Básica – ENESEB2015

Cómo citar

A sociologia e a escola em debate nos Encontros Nacionais sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica. (2015). Ciências Sociais Em Revista, 51(3), 309-315. https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.08