v. 51 n. 3 (2015): Setembro/Dezembro

Publicado: 2016-02-03

Apresentação

  • Apresentação

    Carlos A. Gadea, Daniel G. Mocelin, Leandro Raizer (Autor)
    242-243
    DOI: https://doi.org/10.4013/10927

Artigos

  • Mestres dos Mestres: políticas patrimoniais e expressões culturais de matriz africana em Laranjeiras (SE)

    Clovis Carvalho Britto, Paulo Brito do Prado (Autor)
    343-352
    DOI: https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.11
  • Mobilização para além das fronteiras: semelhanças transnacionais dos movimentos sociais de origem virtual pelo mundo

    Luciana de Oliveira Leal Halbritter, Maria Inácia D'Ávila Neto (Autor)
    353-360
    DOI: https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.12
  • A OIT, o Ministério do Trabalho e Emprego, e o Ministério Público do Trabalho: o “trabalho decente” no Brasil

    Márcia Regina Barroso (Autor)
    361-374
    DOI: https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.13
  • Do Meio à Classe Média: como a “nova classe média” e a “classe média tradicional” percebem sua posição social?

    André Salata, Celi Scalon (Autor)
    375-386
    DOI: https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.14

Dossiê: Ensino de Sociologia na Educação Básica – ENESEB2015

  • Sociologia: a arte da ruptura, da construção e da explicação

    Luiza Helena Pereira (Autor)
    244-250
    DOI: https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.01
  • Sociologia na educação básica no Brasil: um balanço da experiência remota e recente

    Simone Meucci (Autor)
    251-260
    DOI: https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.02
  • Disputas curriculares: o que ensinar de sociologia no ensino médio?

    Thiago Ingrassia Pereira (Autor)
    261-267
    DOI: https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.03
  • Modalidades diferenciadas de ensino e ensino de sociologia: uma questão de reconhecimento ou redistribuição?

    Rogéria Martins, Paulo Fraga (Autor)
    268-278
    DOI: https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.04
  • A pesquisa como princípio pedagógico no ensino de Sociologia: uma análise a partir dos livros selecionados no PNLD 2015

    Amurabi Oliveira, Marcelo Pinheiro Cigales (Autor)
    279-289
    DOI: https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.05
  • O PIBID de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso e a formação de professores de Sociologia para a Educação Básica

    Francisco Xavier Freire Rodrigues, Edilene da Cruz Silva (Autor)
    290-300
    DOI: https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.06
  • “Eu quero ser professor de Sociologia”: as influências da Sociologia no ensino médio em Cuiabá (MT)

    Silvana Maria Bitencourt, Francisco Xavier Freire Rodrigues (Autor)
    301-308
    DOI: https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.07
  • A sociologia e a escola em debate nos Encontros Nacionais sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica

    Danyelle Nilin Gonçalves (Autor)
    309-315
    DOI: https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.08
  • Concepções político-ideológicas e didáticopedagógicas dos participantes do IV ENESEB

    Leandro Raizer, Daniel Gustavo Mocelin (Autor)
    316-329
    DOI: https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.09
  • A proposta da Base Nacional Comum Curricular e o debate entre 1988 e 2015

    Ileizi Luciana Fiorelli Silva, Henrique Fernandes Alves Neto, Daniel Vitor Vicente (Autor)
    330-342
    DOI: https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.10

Resenhas

  • Mestiçagem: um novo olhar sobre a diversidade cultural

    Marília Gomes Ghizzi Godoy (Autor)
    387-389
    DOI: https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.15