Mestres dos Mestres: políticas patrimoniais e expressões culturais de matriz africana em Laranjeiras (SE)

Autores

  • Clovis Carvalho Britto Professor na Universidade Federal de Sergipe. Autor
  • Paulo Brito do Prado Autor

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.11

Resumo

O artigo apresenta as políticas patrimoniais brasileiras com destaque para a valorização das expressões culturais e diversidade cultural do patrimônio de matriz africana, problematizando os projetos, as tensões e os paradoxos. A investigação de aspectos da patrimonialização dos guardiões da memória quilombola em Laranjeiras (SE) problematiza o desenvolvimento de políticas públicas interessadas pelo valor simbólico do patrimônio cultural brasileiro e sua expansão conceitual, contemporaneamente entendida e percebida, como o resultado do cruzamento de elementos constituintes da cultura material e imaterial.

Palavras-chave: patrimônio, políticas culturais, matriz africana.

Biografia do Autor

  • Clovis Carvalho Britto, Professor na Universidade Federal de Sergipe.
    Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professor no Núcleo de Museologia da Universidade Federal de Sergipe.
  • Paulo Brito do Prado
    Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Educação pela Diversidade e Cidadania pela Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2015-10-28

Como Citar

Mestres dos Mestres: políticas patrimoniais e expressões culturais de matriz africana em Laranjeiras (SE). (2015). Ciências Sociais Em Revista, 51(3), 343-352. https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.11