Da escola para a universidade

Experiências e desafios metodológicos do trabalho de pesquisa e extensão com jovens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/csr.2024.60.3.17333

Palavras-chave:

Juventude, Escola, Extensão universitária, Formação, Metodologias participativas

Resumo

As experiências de pesquisas e extensão com estudantes de escolas públicas de ensino médio de Santos/SP que priorizaram metodologias participativas entre jovens pautam as reflexões aqui apresentadas. Desenvolvidas desde 2014 e intensificadas a partir de execução, entre os anos de 2018 e 2022, de uma pesquisa temática multicêntrica, atividades de pesquisas articuladas à extensão com a participação juvenil possibilitaram realizar uma análise sobre os desafios da utilização de tais procedimentos metodológicos. A imersão em registros de diários, relatorias de reuniões e relatórios técnicos de atividades permitiu apreender alguns dos desafios contemporâneos vividos por estudantes, reiterando padrões de desigualdade já conhecidos — gênero, raça, classe e geração — e convocando, teórica e metodologicamente, a construir respostas atinentes a essa realidade. O conhecimento, produzido na interlocução jovem-jovem, reafirma a importância de estar no “chão da escola” escolhendo métodos e recursos que considerem a experiência juvenil e as diferenças constitutivas dos sujeitos. Dentre os resultados obtidos, aponta-se a necessidade constante de perseguir novos caminhos de intervenção e investigação de modo que uma retroalimente a outra, especialmente no período pós-pandemia e na perspectiva da curricularização e da extensão na formação universitária. Além disso, foi identificada a possibilidade de investir em outras iniciativas formativas e produção de um conhecimento que fortaleça vínculos entre jovens e entre universidade-escola, incluindo uma ressignificação da universidade do ponto de vista juvenil.

Biografia do Autor

  • Cristiane Gonçalves da Silva, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Cientista Social, mestre em Ciências Sociais, doutora em Psicologia Social, pós-doutorado em Antropologia Urbana; docente do Eixo Comum “O ser humano e sua inserção social” no Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Brasil.

  • Bruna Silva dos Reis , Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Assistente Social, mestre em Serviço Social e Políticas Sociais, doutoranda em Educação na Universidade Federal de São Carlos, Brasil.

  • ´Patrícia Leme de Oliveira Borba , Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Terapeuta Ocupacional, mestre e doutora em Educação, pós-doutorado em Terapia Ocupacional; docente do Curso de Terapia Ocupacional no Departamento de Saúde, Educação e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Brasil, e no Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, Brasil.

Publicado

2025-02-18

Como Citar

Da escola para a universidade: Experiências e desafios metodológicos do trabalho de pesquisa e extensão com jovens . (2025). Ciências Sociais Em Revista, 60(3). https://doi.org/10.34024/csr.2024.60.3.17333