Nietzsche e a modernidade:
ponto de virada
DOI:
https://doi.org/10.34024/cadniet.2010.n27.7777Palavras-chave:
filosofia, modernidade, interpretação, linguagemResumo
Este artigo procura mostrar que Nietzsche ultrapassa os pressupostos filosóficos da modernidade a partir, notadamente, da noção de vontade de potência como interpretação, do conferir a toda afirmação o estatuto de interpretação e da busca de uma nova linguagem para expressar seu pensamento. Recusamos, por isso, a afirmação de Habermas, em seu Discurso filosófico da modernidade, de que a Filosofia de Nietzsche estaria circunscrito à modernidade ao permanecer subsidiada por uma consciência temporal e pelo apelo à racionalidade. Em nossa avaliação, Nietzsche, efetivamente, não recorre aos pressupostos modernos.
Downloads
Referências
DELEUZE, G. Nietzsche et la Philosophie. Paris: PUF, 1962.
. “Pensamento nômade”. In: MARTON, S. (org.). Nietzsche hoje? São Paulo: Brasiliense, 1985.
DESCARTES, R. Discurso do método. São Paulo: Abril cultural, 1983 (Col. “Os Pensadores”).
DRUMMOND, C. Obras completas. 2 ed. Rio de Janeiro: 1967.
FOUCAULT, M. “Nietzsche, Freud, Marx”. In: Nietzsche – Cahiers de Royaumont. Paris: Minuit, 1967, p.183-192.
HABERMAS, J. Discurso filosófico da modernidade. Trad. Luiz Sérgio Repa e Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
MÜLLER-LAUTER, W. “O desafio Nietzsche”. Trad. da Comissão Editorial. In: Discurso, n.21, São Paulo, Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, 1993, p.7-29.
NIETZSCHE, F. Sämtliche Werke. Kritische Studienausgabe (KSA). Organizada por Giorgio Colli e Mazzino Montinari. Berlim: Walter de Gruyter & CO., 1967-1978. 15 v.
. Obras Incompletas. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Col. “Os Pensadores”).
. Oeuvres philosophiques complètes. Paris: Gallimard, 1971/1997. 18 v.
. Para além de bem e mal. Trad. Paulo César Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
. Ecce homo. Trad. Paulo César Souza, São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
. Genealogia da Moral. Trad. Paulo César Souza. São Paulo: Brasiliense, 1987.
. Humano, demasiado humano. Trad. Paulo César Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
. A gaia ciência. Trad. Paulo César Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
. O nascimento da tragédia. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.