Lyotard e Nietzsche:

a condição pós-moderna

  • Vânia Dutra de Azeredo Professora da Faculdade de Filosofia no Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da PUC-Campinas, São Paulo, Brasil.
Palavras-chave: condição pós-moderna, jogos de linguagem, paralogia, hierarquia, valores

Resumo

Neste artigo, vamos apresentar a tese de Lyotard acerca da condição pós-moderna nas sociedades e culturas mais desenvolvidas desde a crise dos relatos especulativos e de emancipação que geram, a partir de si mesmos, o problema da deslegitimação do saber. Acompanharemos Lyotard em sua posição sobre a impossibilidade do consenso e a existência de novas regras que desestabilizam o saber em um processo contínuo, cujo reconhecimento da heterogeneidade dos jogos de linguagem aponta para uma possível legitimação pela paralogia. Todavia, inseriremos o discurso filosófico de Nietzsche como ruptura com a tradição a partir da recusa do fato e do fundamento através da afirmação de que só existem interpretações. Apresentaremos a necessidade da hierarquia como ponto chave para determinação do lugar da filosofia, da literatura, da arte e da ciência.

Referências

LYOTARD, J.-F. A condição pós-Moderna. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

MARTON, S. Nietzsche, das forças cósmicas aos valores humanos. São Paulo: Brasiliense, 1990.

NIETZSCHE, F. Sämtliche Werke - Kritische Studienausgabe, edição organizada por Giorgio Colli e Mazzino Montinari. Berlim: Walter de Gruyter & Co., 1967/1978. 15 vol.

__________ Oeuvres philosophiques complètes. Edição organizada por Giorgio Colli e Mazzino Montinari. Paris: Gallimard, 1971/1997. 18 vol.

__________ Para além de bem e mal. Trad. Paulo César Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

__________ Genealogia da Moral. Trad. Paulo César Souza. São Paulo: Brasiliense, 1987.

__________ Gaia Ciência. Trad. Paulo César Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Publicado
2019-03-06
Como Citar
Azeredo, V. D. de. (2019). Lyotard e Nietzsche:. Cadernos Nietzsche, (30), 33-58. https://doi.org/10.34024/cadniet.2012.n30.7740
Seção
Artigos Originais