A interpretação em Nietzsche:

perspectivas instintuais

Autores

  • Vânia Dutra de Azeredo Doutoranda da USP e professora da UNIIJUÍ.

DOI:

https://doi.org/10.34024/cadniet.2002.n12.7856

Palavras-chave:

interpretação, signo, significado, impulso

Resumo

Neste artigo, procuramos determinar o sentido e o alcance da interpretação em Nietzsche a partir da identificação do próprio instituir da interpretação enquanto expressão de nossos impulsos. Visamos, de um lado, a precisar as noções de signo, sintoma, tipo e valor, e, de outro, a distinguir as análises nietzschianas de uma perspectiva lingüística ou lógica. Apresentamos a genealogia como um procedimento investigador/avaliador que confere à interpretação uma dimensão originária no sentido instituinte tanto do signo quanto do significado. Por fim, afirmamos que, em Nietzsche, estabelece-se um pensamento infinitamente instituinte, já que os impulsos aparecem como verbo, como sujeito e como significação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DELEUZE, Gilles. Nietzsche et la Philosophie. Paris, PUF, 1962.

FOUCAULT, Michel. “Nietzsche, Freud, Marx”. In: Nietzsche – Cahiers de Royaumont, Paris, Minuit, 1967.

_______. “Nietzsche, a genealogia e a história”, in Microfísica do poder, organização de Roberto Machado. Rio de Janeiro, Graal, 1989.

MARTON, Scarlett (org.). Nietzsche hoje? Colóquio de Cerisy. São Paulo, Brasiliense, 1985.

_______. Nietzsche, das forças cósmicas aos valores humanos. São Paulo, Brasiliense, 1990.

MULLER-LAUTER, Wolfgang. A doutrina da vontade de poder em Nietzsche. Tradução de Oswaldo Giacóia Junior, São Paulo, AnaBlume, 1997.

NIETZSCHE, Friedrich. Sämtliche Werke – Kritische Studienausgabe. Edição organizada por Giorgio Colli e Mazzino Montinari. Berlim, Walter de Gruyter & Co., 1967/1978.

NIETZSCHE, Friedrich. Nietzsche – Obras Incompletas. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho. In: “Os Pensadores”. São Paulo, Abril Cultural, 1978.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e Filosofia. Tradução de Octanny Silveira da Mota e Leônidas Hegenberg. São Paulo, Cultrix, 1993.

Downloads

Publicado

2019-03-06

Edição

Seção

Artigos Originais