PROJETO DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR E INTERCONTINENTAL - INTERFACES DO COVID-19:
Políticas Públicas para Familias em Situaçao de Vulnerabilidade
DOI:
https://doi.org/10.34024/c.2023.2.18681Palavras-chave:
Saude, Covid 19, Proteção Social, Politicas PúblicasResumo
Este artigo descreve uma pesquisa multicêntrica iniciada em 2021 pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Famílias e Políticas Públicas (NEF), com foco na situação gerada pela pandemia de Covid-19 e prevista para continuar até 2025. Ele destaca a importância da intervenção do Serviço Social diante das necessidades das populações vulneráveis e a implementação urgente de políticas públicas, especialmente durante crises como a atual pandemia.
O objetivo da pesquisa é analisar o avanço de políticas inclusivas e distributivas no contexto da gestão de políticas para famílias vulneráveis em relação à Covid-19. Utilizando uma abordagem predominantemente bibliográfica e documental, qualitativa e dialética-crítica, a pesquisa examina a trajetória das políticas públicas e do sistema de proteção social em países da América Latina e Europa, como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Brasil e Peru, além da Inglaterra e Espanha.
A coleta e análise de dados incluem legislação existente, documentos técnicos e políticos, entrevistas com gestores e usuários de programas de políticas públicas e grupos de discussão. O objetivo é contribuir para aprimorar o atendimento às famílias vulneráveis durante a pandemia e além, propondo políticas mais abrangentes e sustentáveis.
