Sobre a Revista

Publicada desde 2011, a Revista Almanack é um periódico acadêmico-científico quadrimestral sediado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), destinado a um público de especialistas das áreas de humanidades, em particular da História. Está dedicada a publicar artigos originais vinculados às múltiplas problemáticas da História da formação dos Estados Nacionais entre os séculos XVIII e XIX e se interessa particularmente pelo processo brasileiro e latino-americano. Nossa missão é publicar artigos originais, fruto de pesquisas que promovam elevado conhecimento de nossa área disciplinar e contribuam para renovar a historiografia em nível internacional. Editada por especialistas, a Almanack é gerida por pesquisadores de distintas universidades brasileiras e estrangeiras e é apoiada pela Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos. Todos os números da Revista Almanack estão disponíveis na página Scielo

Anúncios

Editorial coletivo

2022-02-28

Por uma política de valorização das revistas acadêmicas na área de História foi idealizado e elaborado no âmbito do Fórum de Editores de periódicos da ANPUH-Brasil por editores das revistas brasileiras de História. Trata-se de um editorial que busca sensibilizar toda a comunidade acadêmica para a necessidade urgente que temos em valorizar e manter os periódicos de nossa área.  Valorizar no sentido de reconhecer o importante papel desempenhado pelos periódicos na formação acadêmica e na divulgação da pesquisa de qualidade. Além disso, apesar da enorme importância dos periódicos para divulgação e promoção da pesquisa, alerta para a urgente necessidade de se buscar formas de manutenção e financiamento para que eles continuem existindo e fortalecendo a comunidade científica. O editorial foi elaborado em fins de 2021 e tem sido divulgado por todos os periódicos que o subscrevem, assim como a Almanack.

Saiba mais sobre Editorial coletivo

Edição Atual

n. 31 (2022)
					Visualizar n. 31 (2022)

Imagem de capa: Parte do mural de Juan O’Gorman "Retablo de la Independencia", localizado no Museo Nacional de Historia Castillo de Chapultepec, Mexico DF.

Publicado: 2022-08-30

Palavras para Debate

Ver Todas as Edições