PRONATEC: Analise do programa Brasil sem miseria em Sobral (CE)
Resumo
O presente artigo trata-se de um relato experiência, tendo por objetivo descrever o trabalho de um agente de inclusão produtiva do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, modalidade Brasil Sem Miséria (PRONATEC-BSM), no município de Sobral, situado na região Norte do Estado do Ceará. Dessa forma, a estratégia de embasar o estudo pautou-se, em destaque, inicialmente em fundamentar educação profissional, apoiado em autores como: Frigotto e Ciavatta (2003, 2005), Saviani (2003), Pochmann (2012). Mais adiante, sobre o PRONATEC-BSM, recorreu-se a documentos oficiais, no caso, a Cartilha PRONATEC Brasil Sem Miséria (2012), o portal institucional do Programa e, bem como, junto ao Ministério da Educação (MEC). Como resultados obtidos no desenvolvimento deste estudo, inicialmente, tem-se a vivência com diferentes atores envolvidos no Programa e a apropriação das diferentes realidades de cada e, bem como, dos interesses que destoam do real objetivo dessa política pública. Conseguinte, na posição de agente de inclusão produtiva, constatou-se os esforços governamental em levar a capacitação e formação profissional aos pontos mais longínquos, como em Sobral (CE), por meio da ampliação da oferta de cursos Técnicos e Profissionalizantes nos últimos anos, nos permitindo julgar pela experiência adquirida, ter o PRONATEC-BSM, atendido os propósitos definidos. Por outro lado, constatou-se haver a necessidade de maior articulação com o setor privado, pois no município em questão, o desafio assenta-se no fato de os egressos não conseguir serem contratados, situação que requer atenção.
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