A RELEVÂNCIA DA GESTÃO DA COORDENAÇÃO DE POLO EaD

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Resumo

O presente artigo investiga a função e a atuação do gestor do polo de apoio presencial na modalidade EaD, a fim de entender a sua relevância no processo de ensino e aprendizagem, especialmente no que se refere aos encontros presenciais recorrentes nesse ambiente, como aulas, grupos de estudos, avaliações e atividades de formação complementares. A partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa observatória buscar-se-á demonstrar que para administrar um polo é fundamental a presença do coordenador atuando com planejamento, organização e controle dos recursos tecnológicos e humanos disponíveis para o atendimento acadêmico. Como resultado, revela-se que a função do gestor na EaD consiste em conduzir as atividades acadêmicas, o trabalho dos funcionários do polo e funcionários das Instituições de Ensino Superior que desenvolvem alguma atividade nesse espaço (como tutores e mediadores), e o atendimento aos discentes conforme a particularidade de cada curso e universidade. Ademais, outro aspecto relevante a ser considerado como característica que determina a valorização do gestor EaD é a empatia e hospitalidade, haja vista que ele é um dos principais contatos pessoais que o aluno possui, exercendo o elo entre o discente e a universidade. Esse contato é essencial inclusive para a motivação, a redução da evasão e a promoção do sucesso dos acadêmicos.

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Biografia do Autor

Gláucia da Silva Lobo Menezes, UniCEU/ UAB

Secretaria de EducaçãoCidade de São Paulo, Brasil

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

da Silva Lobo Menezes, G., & Soares, M. E. (2022). A RELEVÂNCIA DA GESTÃO DA COORDENAÇÃO DE POLO EaD. Revista Internacional De Debates Da Administração & Públicas - RIDAP, 6(1), 1–13. Recuperado de https://periodicos.unifesp.br/index.php/RIDAP/article/view/12997