O USO DA TENOLOGIA COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO PARA GESTORES EDUCACIONAIS.

Autores

  • Vinicius Gomes Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo, Brasil

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de um estudo exploratório desenvolvido em duas unidades escolares paulistanas, uma particular e outra pública, sobre as formas de comunicação entre gestores e docentes. Considerando, como ponto de partida, a existência de um processo de comunicação ineficiente e insuficiente nas escolas, buscamos avaliar a situação - que entendemos crítica - e buscar elementos que pudessem contribuir no enfrentamento dessa questão que tanto desafia gestores de instituições de ensino públicas e particulares, em todos os níveis educacionais. Tal estudo se faz necessário no ambiente escolar uma vez que a proliferação de tecnologias e a sua utilização tem se tornado cada vez mais um caminho natural, sem uma avaliação crítica de suas potencialidades e limitações, em especial no que se refere à gestão democrática e à comunicação como elemento auxiliar da tecnologia. No estudo empreendido, encontramos fatores que precisam ser levados em conta para discutir um modelo de comunicação educacional que alinhe tecnologia e gestão democrática, tais como o empenho da gestão e dos docentes em adotar uma cultura tecnológica educacional, criar formas de comunicação que auxiliem a gestão democrática e disponibilizar recursos tecnológicos para tais fins.

Palavras-chave: Gestão Escolar da Tecnologia; Cultura democrática. Comunicação.

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Gomes, V. (2022). O USO DA TENOLOGIA COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO PARA GESTORES EDUCACIONAIS. Revista Internacional De Debates Da Administração & Públicas - RIDAP, 6(1), 1–17. Recuperado de https://periodicos.unifesp.br/index.php/RIDAP/article/view/9917