PRONATEC: Analise do programa Brasil sem miseria em Sobral (CE)

Autores

  • Luiz Fernando Teodoro Faculdade de Tecnologia (FATEC) https://orcid.org/0000-0002-7501-8526
  • Mariana Lira Ibiapina Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP - Campus Rio Claro

Resumo

O presente artigo trata-se de um relato experiência, tendo por objetivo descrever o trabalho de um agente de inclusão produtiva do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, modalidade Brasil Sem Miséria (PRONATEC-BSM), no município de Sobral, situado na região Norte do Estado do Ceará. Dessa forma, a estratégia de embasar o estudo pautou-se, em destaque, inicialmente em fundamentar educação profissional, apoiado em autores como: Frigotto e Ciavatta (2003, 2005), Saviani (2003), Pochmann (2012). Mais adiante, sobre o PRONATEC-BSM, recorreu-se a documentos oficiais, no caso, a Cartilha PRONATEC Brasil Sem Miséria (2012), o portal institucional do Programa e, bem como, junto ao Ministério da Educação (MEC). Como resultados obtidos no desenvolvimento deste estudo, inicialmente, tem-se a vivência com diferentes atores envolvidos no Programa e a apropriação das diferentes realidades de cada e, bem como, dos interesses que destoam do real objetivo dessa política pública. Conseguinte, na posição de agente de inclusão produtiva, constatou-se os esforços governamental em levar a capacitação e formação profissional aos pontos mais longínquos, como em Sobral (CE), por meio da ampliação da oferta de cursos Técnicos e Profissionalizantes nos últimos anos, nos permitindo julgar pela experiência adquirida, ter o PRONATEC-BSM, atendido os propósitos definidos. Por outro lado, constatou-se haver a necessidade de maior articulação com o setor privado, pois no município em questão, o desafio assenta-se no fato de os egressos não conseguir serem contratados, situação que requer atenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Lira Ibiapina, Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP - Campus Rio Claro

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP - Campus Rio Claro. Mestre em Educação pela UNESP - Campus Rio Claro e Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e em Metodologia do ensino na Educação superior, pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Teodoro, L. F., & Ibiapina, M. L. (2022). PRONATEC: Analise do programa Brasil sem miseria em Sobral (CE). Revista Internacional De Debates Da Administração & Públicas - RIDAP, 6(1), 1–24. Recuperado de https://periodicos.unifesp.br/index.php/RIDAP/article/view/13618